B. RIDDIM: policromia de sonoridades musicais
B. Riddim é o nome artístico adoptado por um jovem
produtor/compositor e MC nascido na Guarda. A experiência de Luis
Sequeira passa já, além de Portugal, por países como Espanha,
Canadá, México e Reino Unido, onde reside. De referir que algumas
editoras estrangeiras, como a Monkey Dub Records e Mambo Records,
contam já com trabalhos seus. B. Riddim começou por definir o seu
trabalho, aquando da apresentação dos primeiros temas, como "uma
aproximação" ao que pretende ser o "futuro som". Situava-se, assim,
"dentro das vertentes do Future Dub, Dubstep, Ambiente com fusão
demasiadamente evidente do Reggae/Dub mais cru." O jovem produtor
guardense advertia, desde logo, que não se movimentava apenas "num
só estilo... movimento-me pelas minhas influências de sempre...
onde me sinto mais livre para criar". Ao longo destes últimos anos
tem respondido a vários convites, no estrangeiro e em Portugal; em
2011 produziu a música do espectáculo do Julgamento e Morte do Galo
do Entrudo, na Guarda. No passado ano, a editora inglesa Third Ear
editou-lhe o seu primeiro vinil (que teve também suporte digital),
um Ep designado "In Theory". "Ao longo dos 4 temas do ep, B.Riddim
conduz-nos por uma viagem por entre sonoridades que vão do Dubstep
ao Dub, do Grime ao Reggae sempre polvilhada com grande dose de
baixos pesados e com um grande groove inerente". Como foi comentado
a propósito deste trabalho, onde estão incluídos os temas "In
Theory", "Dance Dub", "6300 Bars" (composição cujo título
referencia a cidade através do código postal explícito) e
"Elevation Dub". Aliás o tema "6300 Bars" foi uma das músicas
escolhidas para uma selecção da Boogaloo Radioshow, apresentada por
Matthias Desch; por outro lado, recorde-se que o trabalho "In
Theory" mereceu destaque na página de "recomendações" da conhecida
Boomkat. Este primeiro Ep de B.Riddim constituiu mais um excelente
cartão-de-visita, referenciado em inúmeros sítios, de publicações
ou de empresas que se movimentam na área da música e da produção.
Ainda antes do EP editado pela londrina Third-Ear, B. Riddim lançou
uma pequena obra de carácter "unreleased", denominada "Output".
"Com uma sonoridade mais sincopada, deixando um pouco de lado o seu
característico "broken beat", B.Riddim funde a sua tendência mais
Dubstep a influências provenientes do Techno. Equilibrio e rigor
contrastando com a cor e essência da típica linha de "bassline" de
B.Rididm".
A editora Third Ear tinha já incluído, no seu
primeiro podcast de 2012 algumas das faixas do "In Theory". "Seven
Days" é um dos seus últimos trabalhos.O sítio da revista DubCultur,
bem como o seu blog, destacou, recentemente esta música de B.
Riddim, bem como outras que o leitor pode conhecer em
www.briddim.com.