Cultura

Gente e Livros
Yann Martel

Yann Martel«Precisava de domá-lo. Foi nesse momento que compreendi esta necessidade. Não era uma questão de ou ele ou eu, mas de ele e eu. Estávamos, em sentido literal e em sentido figurado, no mesmo barco. Viveríamoss - ou morreríamos - juntos. Ele podia ser morto num acidente ou podia morrer em breve de causas naturais, mas seria loucura contar com essa eventualidade. O mais provável era que acontecesse o pior: a simples passagem do tempo, em que a resistência natural do animal superaria facilmente a minha fragilidade humana. Só se eu o domasse poderia chegar a induzi-lo a morrer primeiro, se chagássemos a essa triste situação.

Mas há mais. Confesso a verdade. Conto-lhe um segredo: uma parte de mim estava contente com Richard Parker. Uma parte de mim não queria que Richard Parker morresse, porque se ele morresse eu ficaria sozinho com o desepero, um adversário ainda mais temível que um tigre. Se eu ainda tinha vontade de viver, era graças a Richard Parker.(...).»

In A Vida de Pi

Yann Martel nasceu a 25 de Junho de 1963, em Salamanca, Espanha, e neutralizou-se canadiano. Filho de um diplomata, cresceu entre vários países como Costa Rica, França, México e Canadá. Tirou o curso de Filosofia na Universidade de Trent, Canadá, e antes de começar a escrever trabalhou como plantador de chá, lavador de pratos e segurança. Viajou pelo Irão, Turquia e Índia. Na Índia passou 13 meses a visitar igrejas, templos e Zoos e investiu dois anos a ler textos religiosos e histórias de naufrágios para preparar o romance A Vida de Pi (2001). O romance haveria de ser um êxito internacional publicado em mais de 40 países, vencer o Man Booker Prize de 2002, e bestseller do New York Times mais de um ano. Outras obras do escritor são Seven Stories (1993); Self (1996); We Ate The Children Last (2004)e Beatriz e Virgílio (2010). Em Beatriz e Virgílio o escritor retoma os animais como personagens, como já tinha feito em A Vida de Pi, com o tigre Richard Parker. A mula Beatriz e o macaco Virgílio são os protagonistas de uma peça que um taxidermista escreve no intervalo do seu trabalho. Henry é um escritor que tem como desejo escrever sobre o Holocausto mas que se encontra em plena crise criativa, após ter sido rejeitado pelos editores. Beatriz e Virgílio e A Vida de Pi em Portugal têm a chancela da Editorial Presença

Yann Martel vive em Montreal com a mulher e o filho de ambos.

A Vida de Pi. Filho do dono de um Jardim Zoológico em Pondicherry, Índia, Pi Patel, é um adolescente de 16 anos que se interessa pelos animais e abraça com igual fé todas as religiões que conhece. Quando os país decidem emigrar para o Canadá, a família Patel segue com alguns dos habitantes do Zoo num navio de carga. Mas logo nos primeiros dias da viagem o barco afunda-se em pleno oceano pacífico. Pi será o único sobrevivente humano a bordo de um salva-vidas, onde também seguem uma zebra ferida, uma hiena, um orangotango e um tigre de Bengala. Em breve só restara Pi e o tigre Richard Parker. Entre eles terá de se estabelecer uma relação que permita a ambos sobreviver.

Página coordenada por Eugénia Sousa
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO