Politecnico

Castelo Branco
Fisiologia Clínica abre já este ano

P1012839.jpgA Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESALD) vai abrir já este ano letivo uma nova licenciatura em Fisiologia Clínica. A garantia foi dada ao Ensino Magazine pelo presidente do instituto, Carlos Maia, e reforçada pela diretora da escola, Paula Sapeta. A novidade é que no país só mais uma instituição de ensino superior o irá ministrar, pelo que a escola albicastrense volta a estar na vanguarda.

Paula Sapeta explica que o "novo curso de Fisiologia Clinica, realidade única de uma escola no interior, alicerça-se no conteúdo funcional das atuais profissões de cardiopneumologia e neurofisiologia".

O curso foi aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e no entender da diretora da escola "permitirá aumentar a empregabilidade com possibilidade de trabalho num largo espectro de áreas de atuação, Os fisiologistas clínicos formados na ESALD têm quatro campos maior de especialização: cardiovascular, respiratória, neurologia e sono", diz.

Paula Sapeta destaca o facto de com o novo curso "os fisiologistas clínicos adquirirem competências na realização e interpretação de exames complementares de diagnóstico em cardiologia não invasiva, pneumologia, vascular, neurofisiologia e ainda em áreas de intervenção cardíaca como cateterismo cardíaco, pacing e perfusão cardiovascular".

A diretora da ESALD acrescenta que "o curso de Fisiologia Clínica aproxima a realidade Portuguesa dos modelos Europeus onde a designação é exatamente a mesma (Clinical Physiology), permitindo assim um reconhecimento mais rápido, facilitar a mobilidade destes profissionais na Europa e a consequente empregabilidade".

A Fisiologia Clínica é um novo curso que nasce da licenciatura já existente na ESALD, a Cardiopneumologia, ao qual se junta agora a Neurofisiologia, o código de acesso ao ensino superior é 7020/L067; tem como disciplinas específicas de ingresso Biologia-Geologia ou um dos seguintes pares Biologia-Geologia + Físico-química ou Biologia-Geologia + Matemática. Tem preferência regional. A média de candidatura resulta da média ponderada do secundário (65%) e das específicas de ingresso (35%).





 



 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO