Unesco

Agrupamento de de Paço de Arcos - Oeiras
Projetos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

atividades2.jpgO Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (AEPA) foi criado em junho de 2012, na sequência da agregação do anterior Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos com a Escola Secundária Luís de Freitas Branco e é composto por cinco estabelecimentos de educação e ensino localizados na vila de Paço de Arcos, concelho de Oeiras, na periferia da cidade de Lisboa.
O projeto educativo, em vigor desde 2016, definiu como missão a promoção das aprendizagens de qualidade, no respeito pela inclusão e diversidade de escolhas e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, autónomos, solidários e interventivos, capazes de responder aos desafios colocados pela sociedade do conhecimento. Assim, atenta às exigências da Educação para o Século XXI, o Agrupamento tem vindo a implementar medidas que enriquecem a formação global do aluno. Com a candidatura à Rede de Escolas Associadas da UNESCO, em outubro 2017, a Escola reforçou igualmente os objetivos definidos pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, já evidenciados na matriz do projeto e
ducativo, através da promoção dos valores da cidadania.
De acordo com o plano de trabalho apresentado à Comissão Nacional da UNESCO, privilegiaram-se no presente ano letivo as atividades no Ensino Pré-Escolar e nas escolas do 1º ciclo. Assim, as escolas comemoraram o Dia Internacional dos Direitos da Criança com diversas sessões práticas, incluindo as da Filosofia para Crianças.

na biblioteca municipal oeiras2.jpg

Com o objetivo de reforçar a literacia da leitura e da informação, os alunos destes níveis de ensino tiveram a oportunidade de participar nos projetos lançados pela Rede da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura. As duas iniciativas envolveram a participação dos professores titulares das turmas, das professoras das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e da biblioteca escolar, quer para a pesquisa da informação, quer para o desenvolvimento das expressões artísticas e plásticas. Para além do AEPA ter recebido o prémio  Projeto Escola (Escalão A), o concurso da Cultura Clássica permitiu um dinamismo que se alargou aos outros níveis de ensino. Na EB1 Anselmo de Oliveira, nas turmas do 1º e 4º anos decorreram várias sessões de sensibilização à história da língua portuguesa, com um professor convidado de cultura clássica. É de realçar que as lições foram muito divertidas e bem acolhidas pelos alunos.

direitos2.jpg

No próximo ano letivo, 2018-2019, o projeto UNESCO do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos  aprofundará a sua linha de ação de uma forma mais ambiciosa e interventiva ao nivel da prática da cidadania. O facto das escolas se situarem numa zona perto da costa marítima que tem por horizonte o Farol do Bugio, a equipa do Projeto Oeiras - Porta Aberta para o Oceano, apoiada pelo Diretor do Agrupamento, bem como pelo Conselho Pedagógico, lançará no início de setembro de 2018 um desafio educativo transversal aos vários níveis de escolaridade, a saber: promover o património oceânico, valorizando a sustentabilidade ambiental dos ecossistemas marinhos e o capital natural do oceano, com vista à dinamização do desenvolvimento e internacionalização da economia do mar sustentável . Assim, ao se orientar pelo programa da Escola Azul como farol de ação para o sucesso educativo, o Agrupamento visa contribuir, através da flexibilização curricular e das práticas de cidadania, para um desígnio nacional e internacional.

 



Rute Navas e João Carlos Nunes
Coordenadora do Projeto Escola Azul e Diretor do Agrupamento de Escolas de Paço de Arco
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO