Para avaliar a emoção presente nas canções
Coimbra cria programa
Uma equipa de
investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra
(FCTUC) acaba de criar um programa informático que reconhece
automaticamente a diferença entre músicas alegres e tristes, tensas
e melancólicas. O programa pode vir a ser aplicado em diversas
indústrias, desde entretenimento e videojogos a marketing e
publicidade (facilitando a seleção de música adequada ao objetivo
pretendido) ou mesmo na área da saúde (musicoterapia).
Trata-se de um sistema informático
bimodal inovador, que junta informação textual e acústica, obtida
através de tecnologias de inteligência artificial,
machine-learning, processamento de sinal áudio e processamento de
linguagem natural, para classificar as músicas com base no seu
conteúdo emocional, ou seja, detetar e entender as emoções contidas
na música.
Este sistema bimodal foi
desenvolvido no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para
a Ciência e a Tecnologia (FCT) do qual resultaram as teses de
doutoramento de Renato Panda e Ricardo Malheiro, sob orientação do
professor Rui Pedro Paiva.
Renato Panda focou-se no
reconhecimento de emoções musicais com base em sinais de áudio. Com
recurso a técnicas de análise da onda sonora, em que é possível
extrair caraterísticas musicais com relevância emocional, como, por
exemplo, a tonalidade ou o tempo, o investigador criou descritores
acústicos explorando oito dimensões musicais: melodia, harmonia,
ritmo, dinâmica, tom, expressividade, textura e forma musical.
Em seguida, para testar e validar a
eficácia desta abordagem no reconhecimento de emoções, foi
construída uma base de dados pública (disponível em mir.dei.uc.pt,
que pode e deve ser usada por outros investigadores da área)
contendo 900 músicas. Os algoritmos inteligentes desenvolvidos
mapearam as músicas e classificaram as emoções presentes em cada
uma delas.
Por seu lado, Ricardo Malheiro
explorou a informação textual das letras das canções. Usando
técnicas de processamento de linguagem natural, criou atributos
estilísticos, semânticos, etc., com relevância emocional que
possibilitassem o estudo da relação entre as letras e as emoções.
Foi possível encontrar combinações de palavras que correspondem a
uma música triste, romântica ou alegre.