Opiniao

Opinião
O que significa valorizar o professor

Elusabete Pogere.jpgA valorização docente é uma responsabilidade de todos.

Como abordei no artigo anterior, a valorização do professor é dever de toda a sociedade e deve traduzir-se em medidas concretas de valorização desse profissional. Mas que medidas são estas? Quem as devem implantar? O que significa, a valorização docente é dever de toda sociedade? Concretamente, de quem falamos ao referir, a sociedade?
Respondendo à primeira pergunta, a primeira das medidas é a melhoria das condições de trabalho. Afinal, quando se fala que a profissão docente é importante, todas as condições oferecidas devem refletir isso, ou então, reforçamos sua desvalorização.
Ao culpar o professor pelos maus resultados do sistema de ensino, estas mesmas vozes da sociedade em geral, deixam de cobrar do Estado sua responsabilidade em garantir-lhes condições de trabalho adequadas, valorização da formação inicial e continuada de qualidade, acesso a bens culturais, participação na formulação das políticas educativas, planos de carreira estruturados e respeitados, cumprimento das remunerações da carreira, carga de trabalho compatível à qualidade do ensino, maior responsabilidade política das leis básicas do ensino, colocação responsável do corpo docente, deixar ao professor o que a ele compete, ou seja ensinar, tirando-lhe as atribuições impostas no decorrer dos anos como o excesso do trabalho burocrático e de secretaria, promoção continuada do respeito pela figura do professor, etc.  Nessa polifonia de vozes, falta o discurso dos próprios professores, silenciados e silenciosos diante do quadro de desvalorização.
Respondendo a segunda pergunta, quem deve implantar estas medidas são todos os intervenientes deste processo: Estado, Associação de Pais e Estudantes, os Media, os Diretores das Instituições Escolares, os próprios Professores, as Famílias, cada Instituição, cada cidadão do nosso país e cada aluno e respectivo encarregado de educação. E, desta forma, ficam respondidas as outras duas questões. É isso que significa, a valorização docente é dever de toda sociedade, são estes os responsáveis em concreto, de quem falamos ao referir, a valorização docente é dever de toda a sociedade.
Em nome da "urgente valorização dos professores", especialistas acabam por reforçar velhas tendências observadas na imprensa, tais como a culpabilização dos profissionais da educação sobre o mau desempenho dos sistemas educacionais em avaliações externas e um certo clamor por abnegação e sacrifícios. E, curiosamente, são poucos os meios de comunicação social (media) ou os momentos em que os mesmos divulgam algo em nome da valorização do professor. Com maior frequência, os mesmos media denunciam como são preguiçosos os docentes, negligentes, mal formados, desmotivados e acomodados - faltam ao trabalho, não querem ser avaliados, têm privilégios demais no serviço público, bem como demasiadas férias. Desta forma, os meios de comunicação social negam ao professor sua condição de profissional que deve ser tratado e valorizado como tal e tampouco faz justiça com a realidade da vida dos professores em Portugal. De facto, e em nome desta realidade docente, a grande maioria já não quer esta profissão e dos que estão na ativa, a grande maioria deixaria a profissão se pudesse.
Quando se fala em valorização do professor, o problema é que essa expressão surge esvaziada de sentido e não traz ao debate elementos para discutir o que, de facto, significa valorizá--lo: trata-se, atualmente, de um discurso vazio como segue vazia a alma da educação atual.

Elisabete Pogere
Professora, Especialista em Intervenção Psicossocioeducativa
bettepg@hotmail.com
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO