Propostas

De 4 a 6 de julho em Castelo Branco
Xutos & Pontapés na Bienal
xutos_face_xutos.jpgA IV edição de Bienal do Azeite vai juntar em Castelo Branco mais de 70 mil pessoas. Nos três dias do evento estarão presentes produtores de todo o país. O grupo Xutos & Pontapés atuará dia 5 de julho.
O certame reúne as cinco regiões portuguesas de Denominação de Origem Protegida. Para além da componente mais relacionada com o setor (através da realização de provas comentadas e de conferências), o certame tem associados uma área de venda de produtos locais, atividades desportivas e claro está muita animação.
Um dos motivos de atração será a atuação do grupo Xutos & Pontapés, que está a assinalar os 35 anos de carreira e que dará um concerto (gratuito) no anfiteatro natural da Devesa. Um dia antes será feito um arraial popular, também no mesmo local, e durante os dias da feira haverá uma presença constante do grupo de teatro Chapitô.
Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, explica que a "Bienal se integra na estratégia que a autarquia está a implementar para o setor agroalimentar e de promoção dos produtos locais".
A Bienal será inaugurada pelo secretário de Estado da Alimentação e de Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira de Brito. Uma presença destacada por Luís Correia. "Temos trabalhado muito naquilo que é a nossa estratégia para este setor, pelo que a sua presença é importante", disse. O autarca reforçou a importância do Centro Tecnológico Agroalimentar, criado pela Câmara de Castelo Branco, o qual "tem sido importante para apoiar os produtores e para promover a inovação".
O InovCluster e a Central Meleira são outras estruturas sublinhadas pelo presidente, as quais fazem parte da estratégia que está a ser seguida. Luís Correia adianta que o importante "é abrirmos avenidas para que os nossos produtores possam desenvolver-se. Tem sido uma forte aposta nesta área e há muitos produtores que estão a aproveitar aquilo que temos feito".
A edição deste ano da Bienal do Azeite surge numa altura em que pela primeira vez, desde os anos 60, Portugal foi autossuficiente na produção de azeite, com as 76,2 mil toneladas produzidas na campanha de 2013/14. Um facto que o presidente da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), João Pereira, considera histórico.



 
Facebook Oficial Xutos & Pontapés
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO