Politécnico

Acordo assinado dia 21 de maio
Politécnico de Leiria faz doutoramentos com institutos da Irlanda
leiria2.jpgO Instituto Politécnico de Leiria assinou, no passado dia 21 de maio, um protocolo de colaboração com o Athlone Institute of Technology e o Limerick Institute of Technology, instituições de ensino superior da Irlanda, para disponibilização de programas de doutoramentos conjuntos com estas instituições.
O acordo foi assinado, na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, e, em simultâneo, nas instituições congéneres, na Irlanda, numa sessão acompanhada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com a participação, a distância, a partir de Dublin, da ministra do Ensino Superior da Irlanda, Mary Mitchell O'Connor.
Em nota enviada ao Ensino Magazine, o Politécnico de Leiria explica que "o programa de doutoramentos conjuntos surge no âmbito da rede europeia Regional University Network - European University (RUN-EU), liderada pelo Politécnico de Leiria, e vai criar, já este ano, 10 vagas para frequência de programas de doutoramento por diplomados do Politécnico de Leiria".
Os doutoramentos, que abrangem várias áreas científicas, têm a duração de quatro anos, durante os quais os doutorandos passam, em cada ano, seis meses na Irlanda e seis meses em Portugal, para desenvolvimento do programa de investigação, tendo um co-orientador do Politécnico de Leiria e um co-orientador do Athlone Institute of Technology ou do Limerick Institute of Technology.
A rede RUN-EU visa a concretização de programas formativos que contemplem a promoção de competências futuras e avançadas para a transformação social nas regiões da União Europeia. As instituições envolvidas vão desenvolver um leque diversificado de ações de ensino e aprendizagem, disponibilizando aos estudantes diferentes programas internacionais, sendo igualmente implementados projetos de cooperação internacional no âmbito da investigação e desenvolvimento.
A missão da RUN-EU passa, ainda, pela promoção do desenvolvimento económico, social, cultural e sustentável dos territórios abrangidas pela rede, fornecendo as competências necessárias para que estudantes, investigadores e agentes regionais possam enfrentar com sucesso os desafios do futuro. Este consórcio pretende ser um agente dinamizador da transformação social das regiões, promovendo a cidadania ativa e liderando a criação de uma nova aliança inter-regional multinacional (Zona Europeia de Desenvolvimento Inter-regional).


 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO