Politécnico

Construção da Esart
Ministério diz sim, ministros nim

escolinhas.jpgA construção da Escola Superior de Artes Aplicadas (Esart) poderá estar em risco. Depois da componente nacional estar garantida pela câmara albicastrense, dos fundos comunitários assegurados e do Ministério da Educação ter dado ordem para o lançamento do concurso público, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução contrária.

A resolução aprovada no início de Março em Conselho de Ministros determina, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) "a rescisão das decisões relativas à aprovação de operações, há mais de seis meses, sem execução física e financeira, e a reavaliação imediata dos programas orientando a sua reprogramação para o crescimento, a competitividade e o emprego".

Acontece que a construção da Esart ainda não tem qualquer execução física, já que só há cerca de um mês o Ministério da Educação e Ciência deu luz verde para que o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) pudesse lançar a obra a concurso, o que já aconteceu.

Até à hora de fecho da nossa edição a situação mantinha-se indefinida, apesar dos esforços do presidente do IPCB, Carlos Maia, em a tentar desbloquear.

Esta situação levou a deputada socialista Hortense Martins, eleita por Castelo Branco, a questionar os ministérios da Economia e da Educação sobre este assunto. Na questão enviada, na passada terça-feira à Assembleia da República, a deputada questiona: "tendo em conta que está assegurado todo o financiamento através do POVT (fundos comunitários) e da Câmara de Castelo Branco e que já foi lançado o concurso da obra, vai o Governo retirar do QREN o financiamento que estava programado e aprovado, quando o atraso da não execução até ao momento, não cabe ao IPCB mas ao próprio Governo?".

Na carta enviada aos dois ministérios, Hortense Martins considera a decisão "incompreensível e inaceitável", já que "não é da responsabilidade do IPCB o atraso no lançamento do concurso, pois este só podia ser feito depois da aprovação por parte do Ministério da Educação e Ciência, o que só aconteceu em Fevereiro de 2012".

A deputada revela que "o IPCB ainda ultrapassou a falta de financiamento nacional através de um protocolo com a Câmara de Castelo Branco". Hortense Martins adianta que "está completamente assegurado o financiamento para o projecto ESART, tanto através de fundos europeus como da participação da própria autarquia, não resultando qualquer encargo para o Orçamento de Estado".

Para a deputada o impedimento da realização da obra por parte do Governo só "pode ser entendido como uma má vontade de discriminação negativa injustificada para com Castelo Branco, para com o Interior e para com o ensino superior politécnico".

Hortense Martins recorda também que o projecto de instalações definitivas para a Esart data de 2000, estando aprovado pelo Ministério da Educação e Ciência.

De referir que a Esart foi criada em 1997 e ocupa instalações provisórias na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, tendo neste momento 744 alunos em quatro cursos de licenciatura e cinco de mestrado. Carlos Maia, presidente do IPCB, já referiu ao Reconquista, a importância das novas instalações, lembrando que este é um processo que já se arrasta há muito tempo. "A construção da escola será uma obra emblemática para a cidade e para a região. O novo bloco pedagógico vai garantir melhores condições de ensino e mais prestação de serviços à comunidade a uma escola que apesar da sua idade tem um grande prestígio a nível nacional e internacional e que tem ganho diversos prémios não só em Portugal como no estrangeiro", disse.

A própria Assembleia Municipal de Castelo Branco aprovou por unanimidade o protocolo entre a autarquia e o Instituto Politécnico, no sentido de ser a Câmara a assumir a componente nacional da obra. O custo da nova Esart é de cerca de cinco milhões de euros e tem o financiamento comunitário de 70%, sendo o restante pago pela autarquia, o que faz com que o Orçamento de Estado não tenha qualquer custo.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO