Universidade

UBI
Caloiros de 76 de regresso

alumni_fcs.jpgQuarenta anos depois, cerca de 70 alunos que ingressaram em 1976/77 no então Instituto Politécnico da Covilhã, regressaram à Universidade da Beira Interior a 18 de fevereiro, tendo visitado as instalações da instituição, tendo concluído que "não têm comparação", pois então estava "na fase de arranque, eram meia dúzia de salas, enquanto hoje é um mundo", como constata Belmiro Azevedo, que entrou em Gestão - na altura, Administração e Contabilidade -, momento que agora recordou.

Natural da Covilhã, por lá ficou a trabalhar. Recorda os tempos de estudante, em que acumulava as aulas com o trabalho, já naquela altura. "Eu era trabalhador estudante. Até aos meus 28 anos passei aqui os meus serões e os meus fins de semana agarrado aos livros. Foram bons tempos", assegura.

Rosa Simões é da mesma geração de Belmiro Azevedo, mas de uma área diferente. Formada em Ciências Físico-Químicas, curso de formação de professores, a atual professora da Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, aproveitou o encontro para rever colegas. "Estive com muitos colegas que não via há muito tempo e todos nós sentimos este orgulho de termos sido alunos cá e de representarmos no nosso trabalho também esta universidade atualmente", sublinha.

Ainda que não tivesse previsto um desenvolvimento tão grande, Rosa Simões revela que há 40 anos já calculava que a instituição crescesse bastante. "Já aí tínhamos a noção que ia crescer muito e esta dimensão foi de facto muito maior do que aquilo que alguma vez imaginámos. Foi muito bom ver a dimensão que tomou, a importância que tem para a cidade atualmente e nós termos sido os primeiros é uma sensação muito boa", diz.

Denominado "Quarenta anos depois", o encontro - que começou pela visita à FCS - continuou com a celebração de uma missa de homenagem aos antigos estudantes, docentes e funcionários falecidos, presidida pelo Bispo da Guarda. Visitaram ainda exposições e assistiram a um sarau cultural, com as atuações da Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Musica da Covilhã, da C'a Tuna aos Saltos - Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira interior e da Tuna-MUs - Tuna Médica da Universidade da Beira Interior, antecedeu o lanche, com direito a bolo comemorativo, que encerrou o encontro.

Rafael Mangana
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO