O Instituto Politécnico de Leiria acaba de abrir as candidaturas para os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), com três ofertas, designadamente Cozinha e Produção Alimentar, Intervenção Social e Comunitária e Projeto de Moldes. Estas formações, não conferentes de grau académico, têm a duração de quatro semestres letivos.

O curso de Cozinha e Produção Alimentar decorrerá na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, e visa formar profissionais que concebem, organizam e executam as atividades de preparação e confeção alimentar.

O curso de Intervenção Social e Comunitária funcionará na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, e tem por objetivo formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir nas mais diversas áreas do trabalho social, contribuindo para o desenvolvimento comunitário.

Já o curso de Projeto de Moldes, lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, com especial enquadramento no tecido empresarial da região, forma profissionais aptos para a conceção e projeto de peças plásticas e de moldes de injeção de uma forma otimizada recorrendo a ferramentas computacionais.

" />

Unesco

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DO CANIÇO - MADEIRA
Aprendizagem cooperativa

Na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, Madeira, oito turmas, quatro do 6º ano e quatro do 8º ano de escolaridade, desenvolvem uma metodologia de trabalho baseada na aprendizagem cooperativa. De acordo com essa estratégia de ensino/aprendizagem, as tarefas são realizadas em pequenas equipas, cada uma das quais, formada por alunos com diferentes características/competências e gostos. Cada elemento da equipa assume um papel individual de acordo com a tarefa estabelecida na equipa e ao longo do projecto torna-se responsável não só pela sua aprendizagem, mas especialmente, por participar de forma activa na aprendizagem dos outros, ajudando os colegas da equipa a ultrapassar as dificuldades e construindo uma atmosfera de sucesso, baseada na partilha. É de salientar que para que os alunos tenham o sucesso pretendido, é necessário que a equipa de professores seja igualmente unida, desenvolva um espírito de partilha e camaradagem e que esteja 100% disponível para orientar os alunos neste processo.

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço - Madeira

No passado dia 16 de Fevereiro, os alunos das turmas do 6º ano apresentaram à comunidade educativa os vários projectos desenvolvidos de acordo com o tema geral da escola - Saber Estar, Saber Relacionar-se, de modo a contribuir para a concretização de um dos objectivos definidos no plano educativo de escola. Os subtemas abordados foram variados e apresentados de forma criativa e diversificada, sendo notória a evolução destes alunos que integram este projecto desde o 5º ano, a nível da aquisição de competências sociais e metodológicas.

Esta apresentação contou com a presença do presidente do Conselho Executivo, Armado Morgado, dos professores que integram o projecto e dos encarregados de educação destas turmas. Algumas equipas de trabalho foram premiadas por se terem destacado no cumprimento dos objectivos estabelecidos, pela forma como trabalharam e pela demonstração da aquisição de competências metodológica e sociais essências à formação de qualquer aluno, que se pretende venha a ser um cidadão responsável e activo no futuro.

Cristina Freire
A coordenadora SEA do projecto UNESCO
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO