Universidade

Reitor está confiante
UBI com maior financiamento

IMG9814.jpgA Universidade da Beira Interior (UBI) poderá ter um aumento das transferências do Orçamento Geral do Estado de aproximadamente cinco milhões de euros, caso seja aplicada a fórmula de financiamento do Ensino Superior Público, incluída no documento 'Modelo de Financiamento do Ensino Superior: Fórmulas e Procedimentos', na sequência de um estudo realizado por iniciativa do anterior secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

"Este é de longe o modelo mais trabalhado", afirma o reitor da UBI, António Fidalgo, que elogia o trabalho por ser inédito na análise que faz do setor e pela definição dos critérios de atribuição de verbas governamentais. "Faz um levantamento dos custos do Ensino Superior português e da sua situação real, e penso que isso é fantástico, porque nunca tinha sido feito um diagnóstico tão aprofundado. Antes de se avançar para um modelo, tem que se conhecer a realidade e é a partir daí que se desenvolve então uma proposta de financiamento que contempla aquilo que se faz em termos de ensino, de investigação e de qualidade", explica.

O documento, que foi analisado no Conselho Geral, a 30 de outubro, apresenta números atuais e projeto a realidade até 2022. Inclui uma fórmula de financiamento a aplicar faseadamente e que no final garantirá à UBI um aumento de 20 por cento da dotação do Orçamento Geral do Estado, a principal fonte das instituições de Ensino Superior portuguesas.

Segundo os dados incluídos no documento, 55 por cento das receitas das universidades e politécnicos têm origem nestas transferências que, de acordo com o que António Fidalgo tem afirmado, resulta no subfinanciamento da UBI.

A dúvida agora reside na implementação de uma proposta emanada pelo anterior responsável pela pasta do Ensino Superior, que cessou funções com a tomada de posse do novo Governo. "Penso que, independentemente do que vier a acontecer em termos políticos, a tutela terá que ter sempre em conta este estudo", entende o reitor da UBI, lembrando que o estudo foi concertado em diálogo com as universidades de institutos politécnicos.

Rodolfo Pinto Silva
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO