Última

Universidade
Católica cria Cátedra Manuel Sérgio

A Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, vai criar, no próximo ano, a "Cátedra Manuel Sérgio". Em nota enviada ao nosso jornal, a universidade explica que a Cátedra terá cinco linhas de investigação, a saber:

- Da epistemologia à ontologia e a Ciência da Motricidade Humana (CMH) como uma nova ciência hermenêutico-humana (Habermas) e como pretexto para um novo conhecimento do ser humano.

- O cartesianismo, o positivismo, o cientismo, no treino desportivo. Pensando com Edgar Morin o treino desportivo.

- A vida e o desporto, como movimento intencional da transcendência, rumo ao Absoluto. O Padre Teilhard de Chardin e o Padre Manuel Antunes.

- O desporto, uma "práxis" sapiencial e filosófica e portanto mais do que científica. Não há educação sem desporto.

- A Ética, núcleo essencial da prática desportiva

A universidade revela que a escolha "do Prof. Doutor Manuel Sérgio para patrono da cátedra explica-se pelo facto de ter sido ele, em língua portuguesa, o autor do mais rigoroso e sistemático estudo que algum dia se fez sobre filosofia e epistemologia, como dois saberes indispensáveis ao conhecimento da motricidade humana em geral e do desporto em particular". Por outro lado, a vastidão da sua obra, na qual se integra uma tese de doutoramento que, segundo Miguel Real, é "um acontecimento, na vida cultural portuguesa" e, em palavras de José Eduardo Franco, uma "verdadeira revolução científica"; encontrando, na competição desportiva, um pretexto para que se possa pensar e praticar os mais nobres valores humanos - Manuel Sérgio tem já um lugar relevante, na história do desporto português e na vida intelectual dos nossos dias. Assim o pensaram também alguns treinadores desportivos de méritos indiscutíveis, que com ele têm dialogado, no sentido do enriquecimento da sua "práxis" profissional.
Desde a década de 60 do século passado, Manuel Sérgio vem pondo em questão o fisiologismo do treino desportivo, afirmando que é "o homem todo e todos os homens" o que se estuda no desporto; foi o primeiro, em Portugal, a integrar o desporto numa nova ciência humana e na metodologia específica das ciências humanas; revolucionou o estudo do Desporto em Portugal, ao apontar, como autores indispensáveis ao estudo do Desporto, Bachelard, Althusser, Teilhard de Chardin, Piaget, Foucault, Popper, Kuhn, Feyerabend, Prigogine e Boaventura de Sousa Santos. Não se conhece, na nossa vida intelectual e em língua portuguesa, um autor que tenha criado, e com um rigor verdadeiramente científico, estas linhas de investigação. No devido tempo, será anunciado, pela Universidade Católica, quem será o diretor (ou a diretora) da Cátedra.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO