andreia.jpgAndréia Maciel, investigadora do Laboratório de Demografia do CIDEHUS - UÉvora, foi a vencedora da 2ª edição do Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira, que distingue a melhor tese de doutoramento na área de Demografia e Estudos de População.
Esta é a segunda vez que a Universidade de Évora e o CIDEHUS recebem este galardão.
O prémio, concedido pela Associação Portuguesa de Demografia, em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, foi atribuído por unanimidade ao trabalho "Baixa fecundidade: adaptação tardia às mudanças estruturais ou consolidação da preferência por famílias de padrões reduzidos?"
A tese em apreço conclui que "O declínio da fecundidade em Portugal foi primeiramente marcado por uma intensa redução do quantum (n
º de filhos) e, a seguir, pelos efeitos do tempo - contínuo adiamento do nascimento dos filhos para idades cada vez mais tardias - e pelas motivações para a parentalidade, com uma crescente valorização dos filhos."
A data para a entrega do prémio será anunciada brevemente pela Associação Portuguesa de Demografia.

 

 

 

 





" />

Politécnico

Politécnico de Leiria
Nova empresa vai avançar

gustavoreis.JPGNuno Fonseca e Gustavo Reis, docentes do Politécnico de Leiria, conquistaram o terceiro lugar no concurso nacional Poliempreende e vão agora concretizar a sua ideia de negócio, que consiste no desenvolvimento do software 3D áudio Sound Particles, vocacionado para profissionais de som nas áreas do entretenimento (cinema, televisão, videojogos, etc.).
O Sound Particles é único no mercado e já se encontra a ser utilizado nos estúdios de Hollywood - Skywalker, Universal, Warner Bros, Fox, Sony, Paramount, Pinewood e Park Road. O software utiliza sistemas de partículas de forma a criar facilmente milhares de sons em simultâneo, dando origem a efeitos sonoros de elevada complexidade, e em pouco tempo. Com a conquista do prémio no Poliempreende, o projeto vence 3.000 euros para a execução da ideia de negócio (patrocínio da Ordem dos Contabilistas Certificados).
nunofonseca.JPGDepois de vencer a componente regional do Poliempreende, a ideia de negócio de Nuno Fonseca e Gustavo Reis concorreu a nível nacional, sendo avaliado por um júri distinto, composto por representantes do Santander Totta, Delta Cafés, AICEP, Gastão Cunha Ferreira, Lda. e Ordem dos Contabilistas Certificados, e do dinamizador desta edição do concurso, o Instituto Politécnico de Setúbal, que entendeu ser uma das três melhores ideias apresentadas.
O Poliempreende, promovido pelos institutos superiores politécnicos portugueses, tem por objetivo desenvolver o espírito de iniciativa, a vontade de empreender que possa conduzir à criação da própria empresa e gerar postos de trabalho, explorando o caráter eminentemente prático e profissionalizante da sua formação, avaliando e premiando projetos de vocação empresarial, apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO