Newsletter
Mensagem

Newsletter

Director Fundador: João Ruivo Director: João Carrega Ano XXIII Nº271  Setembro 2020
FacebookTwitter

Politécnico

Portalegre acolhe mil novos alunos

ESTG Portalegre copy.jpgO Instituto Politécnico de Portalegre acolheu, este ano letivo, mil novos alunos. Isso mesmo refere a instituição, em comunicado enviado ao nosso jornal. O Politécnico refere que "terminadas as três fases de colocações do concurso nacional de acesso ao ensino superior (CNAES) e as duas fases de colocações dos concursos especiais para o ano letivo de 2017/18, nas vagas abertas para os quinze cursos de licenciatura, distribuídos pelas quatro Escolas do IPP, matricularam-se no Instituto 516 novos alunos, ultrapassando, assim, as vagas iniciais abertas para o CNAES (511). Temos a maior parte das vagas das turmas do 1º ano das licenciaturas preenchidas, como acontece nos cursos de Turismo, Serviço Social, Jornalismo e Comunicação na ESECS; nos cursos de Gestão, Administração Publicidade e Marketing, Engenharia Informática e Design e Animação Multimédia na ESTG; no curso de Enfermagem Veterinária na ESAE; e no curso de Enfermagem na ESS. Para além destes, os cursos de Agronomia, de Equinicultura, de Design de Comunicação e de Higiene Oral obtiveram também resultados muito satisfatórios, a par dos cursos pós-laborais de Gestão e de Serviço Social".

Na mesma nota o IPP explica que "dos 516 novos alunos das licenciaturas do IPP, 59% entraram pelo contingente do Concurso Nacional de Acesso, 37% pelo contingente dos Concursos Especiais (diplomados de cursos Técnicos Superiores Profissionais, maiores de 23 anos, titulares de cursos superiores e mudanças de par Instituição/curso) e 4% ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional".

Para os 12 cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) matricularam-se 160 novos alunos, em Portalegre, em Elvas, em Ponte de Sor, e Campo Maior.

Também nos cursos de mestrado nas 4 escolas do IPP matricularam-se 200 novos alunos, sendo que o mestrado de Enfermagem, em associação com outras instituições de ensino superior do Alentejo e de Castelo Branco, é o mais concorrido. Para além deste, estão já a funcionar os cursos de mestrado em Agricultura Sustentável, Educação Especial, Educação Pré-Escolar, Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, e Gestão de PME, aguardando ainda a finalização da última fase do concurso, até ao final do mês, não só para estes mestrados, mas também para os de Média e Sociedade e de Gerontologia.

O IPP dá também destaque à entrada de alunos internacionais. "Para além dos 22 alunos que se matricularam para fazer todo o curso de licenciatura connosco ao abrigo do estatuto do estudante internacional, temos matriculados mais 30 novos alunos que vêm fazer parte do curso (1 ou 2 semestres), 18 dos quais ao abrigo do Programa ERASMUS. Estes 52 novos alunos internacionais são, fundamentalmente, originários do Brasil, Espanha, São Tomé e Príncipe, mas também da Bósnia, Letónia, Hungria e Turquia".

Além daquelas ofertas formativas, também o "Centro de Línguas e Culturas tem 133 novos alunos inscritos em cursos a funcionar em Portalegre, Elvas e Ponte de Sor, prevendo-se ainda mais 45 novos alunos em cursos a funcionar em Campo Maior, em parceria com a autarquia".

Por sua vez o Núcleo de Formação Contínua (NFC) do IPP que oferece cursos de curta duração e formação pós-graduada ao longo de todo o ano, conta já com 23 novos alunos no presente ano letivo.

 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO