Actualidade

CNE - Castelo Branco
Escuteiros com 50 anos

escutismo.jpg

O Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas, de Castelo Branco, comemora nos anos de 2012/2013 os seus 50 anos de existência.

A história do escutismo em Castelo Branco começa em 1929/30, tendo sido criado o Grupo nº 62 do Santo Contestabre e a Alcateia nº 30 de Santo António, do Corpo Nacional de Scouts.

São Dirigentes Fundadores: Joaquim Rodrigues Russinho, João Freire de Novais, Sargento António Camilo, José Barata, Tenente António Pires Antunes, Manuel Rodrigues, Padre Manuel Ribeiro da Silva, Mons. Dr. Abílio Esteves de Carvalho (este mais tarde).

Por vicissitudes da vida dos dirigentes e também pelo aparecimento da Mocidade Portuguesa o escutismo católico em Castelo Branco como que hibernou até 1960, altura em que o Padre José Dias da Costa, então na Paróquia de Castelo Branco, conjuntamente com João Henriques Ribeiro, escuteiro, e Luís Moreira Bernardo fizeram uma primeira tentativa de organização para o reaparecimento do Escutismo Católico em Castelo Branco.

Já em 1961 e 1962 o Padre Manuel Nunes da Paróquia de Castelo Branco dinamizou e entusiasmou de novo os jovens da cidade de C. Branco, com vista a criar um Agrupamento do CNE, na cidade.

Tendo vindo para a Paróquia outro entusiasta do Escutismo, Padre Manuel Carrilho Bugalho continuou o trabalho já desenvolvido, com o mesmo entusiasmo do seu antecessor.

A semente germina, finalmente, com duas reuniões para raparigas e rapazes, no Salão de Festas da Igreja do Cansado e na Casa de Santa Maria, a 4 de Fevereiro de 2012.

São formados os primeiros dirigentes - fundadores do Agrupamento 160 CNE de Castelo Branco, nomeados em O.S.N.º 222 19/02/1963, Acácio da Silva Meira Rosado (falecido), Arnaldo Vieira (falecido), Maria Teresa Cardoso Salema, Mila Rosado, Joaquim de Sousa Castanheira, Padre João de Deus e Maria Graciette Santos Quintas.

O Agrupamento 160 CNE de Castelo Branco nasceu assim, em 1962, com a homologação da Junta Central do CNE, oficialmente a 19 de Fevereiro de 1963, tendo como Patrono S. Miguel, Padroeiro da cidade e paróquia de Castelo Branco, e as Promessas a 17 de Março de 1963, na igreja de Santa Maria do Castelo.

Muitos foram os Dirigentes e jovens da cidade de Castelo Branco, que desde então passaram por esta escola - O Escutismo - os dirigentes entregando sempre o melhor de si e os jovens procurando, na sua caminhada do dia a dia do seu viver, servir o próximo.

O Agrupamento guarda de todos, dirigentes e jovens as melhores recordações. O programa das comemorações teve início em Fevereiro e prolonga-se durante um ano. Aqui ficam as principais datas:

04 e 05 de Maio - 2012 - PROMESSAS - 04 Maio - 21:00 h - Velada de Armas |05 Maio - 11:00 h - Promessas Escutas - N. Senhora de Mércules |Almoço de escuteiros, Entidades, pais e madrinhas e antigos escuteiros | Tarde de Convívio;

Dias 04 a 10 de Agosto - 2012 - Participação no XXII ACANAC - Verão de 2012 - Idanha-a-Nova

Dia 15 - 20 - Outubro - 2012 - Sábado - Semana Escuta do Cne - Jota - Joti 2012 Centro Cívico - Aberto à Comunidade

Dia 19 - Novembro - 2012 - Sábado - Actividade com a Comunidade - Centro da cidade - Actividade de Ambiente ou outra área …

Dia 17 - Março - 2013 - Sábado - Sessão Solene de Encerramento: Lançamento de Livro sobre Agrupamento 160 Cne C.Branco e Porto de Honra para convidados e escuteiros e antigos escuteiros.

José Aleixo Ferreira
Agrupamento 160 CNE
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO