Politécnico

Medicação
Porto debate soluções

desafioempresarial_1 (1).jpgNo passado dia 7 de abril, dia em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) e a empresa Farma+ desafiaram um grupo de estudantes e docentes a refletirem e proporem soluções para minimizar a dificuldade que os doentes polimedicados sentem todos os dias na organização da sua medicação. É sabido que o impacto de um erro na dose administrada pode ser fatal.

Cerca de 11% dos internamentos hospitalares da população idosa polimedicada estão associados a erros na toma de medicamentos e culmina como a quinta maior causa de morte nesta classe. Para contrariar esta situação foi colocada à reflexão a problemática da gestão da multidosagem e a necessidade de diminuir os erros associados às tomas dos medicamentos.

O Sistema de Multidosagem proposto atualmente pela Farma+ é uma solução prática, versátil e apesar de já possuir uma forte implementação em inúmeras farmácias e instituições, a empresa pretende recolher ideias para melhorar o produto e implementar novas formas de controlo da administração da medicação, garantindo que o paciente toma a medicação no tempo certo. Tendo este problema como base, o desafio empresarial lançado teve como tema a "Gestão do Sistema de Multidosagem à Escala Doméstica". Entre os dias 7 e 10 de abril , as cinco equipas que participaram no Desafio Empresarial refletiram e propuseram diferentes soluções para o problema em causa.

O vencedor foi o projeto OPTEAM, que consiste num portal agregador da informação relativa ao paciente, podendo todos a quem for concedida a devida permissão monitorizar a toma da medicação desse paciente. Aliado a esse portal foi proposto o desenvolvimento de 4 gadgets que através de uma aplicação móvel ou de uma comunicação direta com o portal, permitem atualizar a informação acerca da toma da medicação, nomeadamente qual a medicação que foi tomada e a hora exata a que ocorreu essa toma. A equipa recebeu um prémio de 500 euros atribuídos pela empresa Farma+. O júri foi presidido por Dorabela Gamboa, presidente da ESTG, e contou com a presença de Tiago Maia, gerente da Farma+, e de Ângelo Jesus, Coordenador do Curso de Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO