Politécnico

IPLeiria
Escola Superior de Artes no Salone del mobile de Milão

A Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria) participa, em colaboração com o LIDA (Laboratório de Investigação de Design e Artes), nos eventos MIART - Feira de Arte Moderna e Contemporânea e no Salone del Mobile, em Milão, com a exposição da obra de intervenção urbana do artista Xana. Com a curadoria do docente da ESAD. CR/IPLeiria, Mário Caeiro, a obra intitulada "ChiaroScuro Libera" resulta de uma iniciativa do "Projecto Travessa da Ermida", em colaboração com 5Vie Art+Design.

«Com a obra "ChiaroScuro Libera", de Xana, a Via Bagnera [em Milão] é transfigurada por um inusitado jogo de formas, cores e palavras. A ação decorre no âmbito das atividades urbanas da 5Vie Art+Design, organização que se tem dedicado à renovação cultural da área que desde os tempos romanos é conhecida como "Cinque Vie"», refere Mário Caeiro, docente da ESAD.CR/IPLeiria e curador do projeto. «A peça de Xana explora a noção de lugar através de uma elegia à vida e à luz, por oposição ao escuro, à morte e ao egoísmo do mercado. A obra propõe uma interação entre texto e espaço, narrativa e cultura visual, tornando a rua num palco para uma inusual conjugação de significados críticos, políticos e intelectuais», explica o curador.

A instalação é um desenvolvimento de uma instalação sitespecific originalmente criada para o "Projeto Vicente" em 2013, iniciativa transdisciplinar, que desde 2011 reflete sobre o sentido do mito e das narrativas relacionadas com São Vicente, o santo padroeiro de Lisboa. A obra de Xana esteve patente na MIART - Feira de Arte Moderna e Contemporânea entre 13 e 15 de abril, e estará exposta no Salone del Mobile entre os dias 17 e 22 de abril.

Xana é um dos mais importantes artistas portugueses, conhecido pelas suas instalações efémeras que recorrem a texto e plásticos, e em que o excesso na cor, a repetição e a simplicidade têm a capacidade de comunicar experiências sensoriais e valores humanistas.

O projeto Travessa da Ermida tem um cariz cultural inovador, que visa a promoção cultural e turística nacional, e a oferta de experiências diferenciadas, únicas, transversais e sinérgicas entre os vários elementos que o compõem. Trata-se de uma entidade privada de utilidade pública que promove a dinamização da travessa onde está localizado (Belém, em Lisboa), através da divulgação da arte urbana e contemporânea, o design, a joalharia de autor, o enoturismo, entre outras formas de cultura.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO