Newsletter
Mensagem

Newsletter

Director Fundador: João Ruivo Director: João Carrega Ano XXIII Nº271  Setembro 2020
FacebookTwitter

Universidade

Investigação
UBI faz candidatura de 3,5 milhões

ubi.jpgO Instituto Coordenador de Investigação da UBI coordenou uma candidatura de três grandes linhas de investigação constituídas por vários projetos ao Eixo 1 - Competitividade, Inovação e Conhecimento do Programa Mais Centro (Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional- Convite Público: Centro-SCT-2011-019), num total de cerca de 3,5 milhões de euros.

Caso sejam aprovadas, a UBI verá assim reforçado o financiamento das suas unidades de investigação, especialmente em recursos humanos, nomeadamente com bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento.

Estas candidaturas são lideradas pelas Unidades de Investigação CICS - Centro de Investigação em Ciências da Saúde, LabCom - Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line e AeroG-Aeronautics and Astronautics Research Center, mas conta com a participação de investigadores de outras Unidades de investigação da UBI, promovendo a interdisciplinaridade. O pólo do Instituto de Telecomunicações na UBI, lidera mais uma candidatura independente conjuntamente com o IT-Univ. Coimbra e IT-IPLeiria, tendo como parceiros o Centro Hospitalar Cova da Beira e a PT, num total de cerca de 1,8 milhões de euros.

A vice-reitora, Ana Paula Duarte, sublinha que "este reforço de verbas, quer para financiamento de projectos inovadores quer para recursos humanos, vai ser fundamental para o posicionamento destas linhas de investigação da UBI, aumentando de uma forma significativa a sua capacidade competitiva nos panoramas nacional e internacional."

Com uma aposta clara nos recursos humanos, as unidades de investigação abrangidas vão desenvolver trabalho na área da saúde, sobretudo nas doenças relacionadas com o envelhecimento. Os telemóveis de última geração como novos centros de comunicação e impulsionadores de novos comportamentos, o desenvolvimento de energias sustentáveis e de produtos aeronáuticos, bem como todos os aspetos informáticos que controlam a imagiologia médica são outras linhas de investigação em destaque na UBI e nestas candidaturas contempladas no Eixo 1 e enquadradas numa das seguintes áreas temáticas: Ciências Biomédicas e Bioengenharia; Biotecnologia; Materiais e Tecnologias de Fabricação; e Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.

 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO