Newsletter
Mensagem

Newsletter

Director Fundador: João Ruivo Director: João Carrega Ano XXIII Nº271  Setembro 2020
FacebookTwitter

Politécnico

Poliempreende em Viseu
Cereja no topo da Cavaca

1º Cereja no topo da Cavaca copy.jpgCereja no topo da Cavaca (já marca nacional registada), projeto que tem como objetivo valorizar e inovar as Cavacas de Resende através da incorporação da Cereja de Resende, foi a ideia de negócio vencedora da fase regional de Viseu do concurso nacional Poliempreende, que decorreu este mês na instituição. O projeto tem a autoria de Daniela Dias e Sandra Cunha, alunas finalistas do curso de licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

Em segundo lugar classificou-se o Ecologisses, que visa a venda de veículos elétricos e a sua divulgação, desde a formação acerca das conversões de motor de combustão para elétrico, à venda de material para esse fim, ou seja, visa a mobilidade sustentável. Essa divulgação também será realizada através de atividades de desporto em natureza relacionado com mobilidade, como por exemplo o BTT. A equipa que fez a conceção deste projeto é constituída por António Freitas e Daniel Almeida, alunos do curso de mestrado em Tecnologias Ambientais da Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

O projeto AgroSuzy foi o terceiro classificado e tem como objetivo apostar na cultura de medronheiro inoculado, estabelecendo uma relação simbiótica entre plantas e fungos, as chamadas micorrizas, ou seja, onde as plantas melhoram a sua nutrição mineral, absorção de água e resistência a agentes patogénicos. Os fungos, por sua vez, beneficiam desta relação ao obter, da planta, os compostos necessários à sua vida e frutificação. O projeto visa uma estratégia de eficiência coletiva e a sua produção desenvolver-se-á em torno da valorização da sustentabilidade económica, ambiental e social assim como das atividades relacionadas, como a apicultura, recolha e processamento de cogumelos, produção de aguardentes e de licores à base de frutos silvestres, como sejam o medronho. O processo de inoculação garante desde logo a ausência do uso de químicos e adubos, incentivando e transformando a cultura para modo de produção biológico. Os promotores do projeto são Susana Freitas (aluna de licenciatura em Engenharia Agronómica da Escola Agrária de Viseu), Paulo Torres (engenheiro agrónomo e ex-docente da ESAV) e Carlos Freitas (Gestor Comercial e Financeiro da Empresa).

A equipa classificada em primeiro lugar, "Cereja no topo da Cavaca", constituída por Daniela Dias e Sandra Duarte Cunha, ambas alunas do curso de Turismo da ESTGV, vão representar o Politécnico de Viseu, em setembro, próximo no concurso nacional do 10º Poliempreende, a disputar entre os vencedores de cada um dos institutos politécnicos do país, e que decorre no Politécnico da Guarda.

Joaquim Amaral e Carlos Rua
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO