Newsletter
Mensagem

Newsletter

Director Fundador: João Ruivo Director: João Carrega Ano XXIII Nº271  Setembro 2020
FacebookTwitter

Politécnico

Concurso Regional Poliempreende já tem vencedores

VencedoresPoliempeende.jpgO Instituto Politécnico de Castelo Branco já selecionou os projetos vencedores do Concurso Regional Poliempreende, atribuindo o primeiro prémio ao Projeto "BrainAnswer", o segundo ao Projeto "DosiSmoke" e o terceiro prémio ao Projeto "BestBag".

A equipa vencedora irá receber um prémio no valor de 2000 euros, recebendo a segunda classificada 1500 euros e a terceira 1000 euros. Estes montantes serão disponibilizados em duas frações: a primeira, correspondendo a 50% do seu montante global, será entregue no ano da realização do concurso; os restantes 50% serão entregues com a apresentação da cópia da declaração de início de atividade, ou uma cópia de um documento comprovativo da transferência de produto/tecnologia ou do desenvolvimento do produto ou serviço, até ao fim do segundo ano após o ano da realização do concurso, comprovando a implementação empresarial do projeto.

O principal objetivo do projeto "BrainAnswer" é prestar por um lado um serviço de apoio a companhias de publicidade e por outro auxiliar qualquer empresa no desenvolvimento de novos produtos e melhoria de produtos existentes. De facto a partir de estudos de electroencefalografia e eye-tracking a consumidores dos produtos e spots publicitários em questão torna-se possível avaliar a ligação emocional e natural da pessoa ao produto em questão. A equipa proveniente da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, constituída pelo docente João Valente e por Inês Vaz, Fernanda Carvalho e Nuno Rosa, irá representar o Instituto Politécnico de Castelo Branco na segunda e última fase do Concurso (Nacional), em setembro, na qual estarão presentes os vencedores regionais de cada um dos institutos politécnicos do país e escolas superiores não integradas.

O projeto "DosiSmoke" foi apresentado por alunas da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Inês Flores, Cristela Jaulino e Lígia Serra. Este projeto tem como objetivo prestar a venda de um dispositivo leve, de baixo custo e inovador, capaz de monitorizar a quantidade de compostos químicos inalados pelos bombeiros, ao estar acoplado à mascara usada por estes.

O projeto "BestBag" foi submetido pelas alunas Juliana Caetano, Andreia Cardoso e Soraia Marques, provenientes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, e pelo docente Pedro Torres da Escola Superior de Tecnologia. Com este projeto pretende-se lançar no mercado um modelo novo de mochila, bastante útil e benéfico para a saúde infantil, dotado de sensores que informam do peso transportado e alertam para situações de carga excessiva.

O Júri Regional do Concurso foi constituído por representantes do Santander Totta (Duarte Rodrigues), Pedro Agapito Seguros (Pedro Agapito), Câmara Municipal de Castelo Branco (João Carvalhinho), AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa (Mónica Cardoso) e ACICB - Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (João Dias).

 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO