Universidade

Jovem Empreendedor
UpHill vence Prémio
A UpHill, uma empresa que funciona no espaço na incubadora de empresas UBIMedical, na Covilhã, foi a vencedora deste ano do Prémio do Jovem Empreendedor, organizado pela Associação de Jovens Empresários (ANJE) e cujo júri destacou os recursos tecnológicos inovadores desenvolvidos pela empresa no campo da saúde.
Fundada na Covilhã, em 2015, surgiu com base na convicção de que a tecnologia "podia e pode ajudar os sistemas de saúde a ser melhores e a prestar cuidados de ainda melhor qualidade e com mais segurança para os doentes", como explica Eduardo Freire Rodrigues. O ex-aluno da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa é um dos cofundadores da UpHill, juntamente com Luís Patrão (CEO da empresa) e Duarte Sequeira, ambos diplomados pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.
De acordo com o CEO, Luís Patrão, "as propostas começaram a chover no dia em que recebemos o prémio, literalmente alguns minutos a seguir, e daí para cá temos tido muitos emails, muitos telefonemas e certamente temos muita vontade de continuar com estes contatos para o projeto chegar mais longe", assegura. Por agora, "apenas conversas de corredor", mas "já tínhamos como cliente o maior grupo de saúde privado de Portugal - a Luz Saúde -, que esteve lá connosco, e já tivemos também alguns convites de hospitais públicos e privados que querem ser pioneiros para testar estas sessões que nós estamos a promover em termos de software".
A UpHill tem como proposta de negócio a gestão da aprendizagem, certificação e performance dos profissionais de saúde nos hospitais, com recurso a quatro soluções SaaS (Software as a Service). O sistema UpSim permite às unidades hospitalares analisar a performance médica, aumentar o grau de eficiência terapêutica e melhorar os resultados clínicos. Quanto aos profissionais de saúde, obtêm feedback sobre a sua atividade e integram detalhados programas de aprendizagem individuais e coletivos. Por fim, os pacientes beneficiam de maiores índices de qualidade e segurança nos cuidados de saúde.
A empresa vai agora receber 20 mil euros do prémio, um financiamento de 50 mil euros concedido pela Caixa Capital, sociedade gestora de fundos de capital de risco do grupo CGD, e ainda 10 mil euros de um pack de serviços de apoio ao desenvolvimento do negócio. Fica ainda automaticamente selecionada para a final do Caixa Empreender Award, onde estão em jogo 100 mil euros.



Rafael Mangana
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO