Universidade

pilar.jpgA projeção do filme, seguido de debate com Pilar del Río, presidente do CA Fundação José Saramago, teve lugar no dia 22 de novembro integrado nas Jornadas do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora.
Como refere a UÉ no seu jornal on line, Pilar del Río falou sobre o filme/documentário "José e Pilar" do realizador, argumentista e produtor de cinema português Miguel Gonçalves Mendes a uma plateia de estudantes. O documentário, filmado entre 2006 e 2009 é um retrato do escritor português José Saramago, falecido a 18 de Junho de 2010, tendo como pano de fundo a criação do seu romance "A Viagem do Elefante".
O filme retrata o quotidiano, as viagens, e a sua relação com Pilar del Río. Para a jornalista e escritora espanhola, Miguel Gonçalves Mendes "queria fazer algo que, de alguma forma, pudesse refletir uma península ibérica singular, tal como José Saramago o era".
Não fique o leitor com ideia que foi fácil convencer este casal a aceitar a rodagem do filme, porém, tal como Pilar salientou, Miguel Gonçalves Mendes "insistiu, insistiu", até que Saramago aceitou. É como "água horada la piedra" referiu, como quem diz; água mole em pedra dura tanto bate até que fura, e José Saramago acabou por aceitar "trabalhar com o realizador durante uma semana, ou 10 dias", assumindo que filmaria apenas "o quotidiano enquanto escritor, nunca a sua intimidade". Os planos de Saramago saíram gorados, a rodagem do filme demorou 4 anos, (Pilar del Río confidenciou que incompatibilizou-se com o realizador ao fim de poucas semanas), "Miguel era como um Deus, estava em todo o lado", reconhecendo a final que "Miguel é um grande realizador", e recorda que "o filme teve bastante sucesso, inclusive encheu primeiras páginas de publicações" em países como o Japão, Coreia do Sul, Irão, Estados Unidos da América, entre outros.
O filme/documentário venceu o prémio do Público da Mostra de São Paulo; Prémio do Público da Mostra Visões do Sul, nomeado para melhor filme pelos prémios Autor da SPA e nomeado para melhor filme documental pela Academia Brasileira de Cinema.



 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO