Actualidade

IPCB e Serviços juntos
Combate às perdas de água

IMGP4013.jpgOs Serviços Municipalizados de Castelo Branco querem reduzir as perdas de água que se registam no sistema de abastecimento do concelho. Neste momento as perdas situam-se entre os 25 e os 30 por cento da água que passa pelo sistema, mas num passado recente chegou aos 50 por cento.

Joaquim Morão, presidente da Câmara e da Administração dos SMAS, lembra que tem sido "feito um grande esforço nesta área. As redes de distribuição do concelho cresceram muito e apesar dos fortes investimentos que se estão a realizar, no sentido de as actualizar, continuamos a ter muitas perdas de água".

O autarca falava durante a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Tecnologia, e os SMAS. Um acordo que permitirá a alunos e docentes daquela instituição de ensino desenvolverem estudos para identificarem perdas de água nas redes de distribuição.

No entender de Joaquim Morão, com este acordo o IPCB "irá dar um forte contributo para que possamos diminuir as perdas de água. A autarquia tem feito fortes investimentos neste sector, com a substituição das redes e com a colocação de redes separativas".

Nos estudos a desenvolver pelo IPCB será utilizado um modelo de cálculo hidráulico, com vista à monitorização e exploração de rede de abastecimento. Para Carlos Maia, presidente do Politécnico, "este acordo vem demonstrar que o IPCB está a colocar o conhecimento ao serviço das pessoas".

O presidente do Politécnico sublinha o facto "da autarquia sempre ter estado ao lado do IPCB. A Câmara de Castelo Branco é um parceiro e um aliado importante para o IPCB. Num momento em que se falam de tantos fantasmas no ensino superior este é um bom exemplo de como as instituições de ensino se podem associar à comunidade e a entidades importantes como a autarquia e os SMAS".

Carlos Maia acrescentou ainda que "o Politécnico vai continuar a contar com a Câmara para as nossas lutas".omo outras não previstas, mas consideradas de interesse mútuo, serão concretizadas a partir da iniciativa de uma das Partes signatárias, através de ações consensualmente acordadas.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO