Última

UBI desenvolve
Aeronaves do futuro

José Páscoa, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, é o coordenador do projeto europeu denominado CROP, que acaba de ser apresentado na Covilhã e visa desenvolver um sistema de propulsão para uma aeronave completamente diferente das soluções atuais, um passo considerado como uma verdadeira revolução na área.

Esta iniciativa científica vai ser desenvolvida ao longo de dois anos e está apoiada num consórcio europeu de parceiros multidisciplinares, que integra também a Universidade de Modena e a Universidade Reggio Emilia, a empresa austríaca IAT21, a Universidade de Sheffield, do Reino Unido, a empresa alemã Grob Aircraft e o Politécnico de Milão.

Os intervenientes neste projeto lembram que o sector do transporte aéreo "é estratégico para a União Europeia", daí o apoio significativo a estas investigações. "A introdução de conceito inovadores que permitam o desenvolvimento de novos sistemas de transporte aéreos é uma das prioridades do século XXI. Novos modelos que devem garantir um aumento da sua eficiência de forma a reduzir o seu impacto ambiental e custo energético", atestam.

O projeto CROP tem como principal objetivo "introduzir um novo conceito de propulsão que conduza ao projeto de um sistema de propulsão aeronáutica radical, inovador, e amigo do ambiente". Daí que esteja pensado sob a possibilidade de "construir um sistema de propulsão baseado num sistema cicloidal que está a ser desenvolvido na UBI".

Este sistema de propulsão oferece um número significativo de vantagens quando comparado com os sistemas tradicionais, "nomeadamente a capacidade das aeronaves descolarem na vertical e pairar no ar da mesma forma que um helicóptero", avançam os promotores desta iniciativa científica. Estas particularidades fazem destes veículos particularmente interessantes como "veículos de socorro de reação rápida, transporte aéreo comercial, veículos de âmbito militar e sistemas de transporte amigos do ambiente". A juntar a tudo isto um vasto campo de aplicações como a aeronáutica, a propulsão marítima e ainda a produção de energia a partir das ondas.

Eduardo Alves
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO