Newsletter
Mensagem

Newsletter

Director Fundador: João Ruivo Director: João Carrega Ano XXIII Nº271  Setembro 2020
FacebookTwitter

Politécnico

Ciências Humanas
Docente do IPT na Unesco

Luiz Oosterbeek, professor de Arqueologia do Instituto Politécnico de Tomar, acaba de ser eleito secretário-geral do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da Unesco.

Fundado em 1949, no âmbito da Unesco, o Concelho reúne a União Académica Internacional e as federações internacionais das disciplinas de filosofia e ciências humanas. Neste momento coordena uma reflexão internacional sobre o sentido e a função das humanidades nas sociedades do século XXI e participa nos principais programas internacionais de ciência, tecnologia e desenvolvimento, em colaboração com a Unesco e as academias e universidades dos diversos países.

Professor de Arqueologia Pré-Histórica e de Gestão do Território no Instituto Politécnico de Tomar, Luiz Oosterbeek é presidente do Instituto Terra e Memória, com sede em Mação e no Brasil. Formado pelas Universidades de Lisboa, Porto e Londres, foi vice-gestor da área de Ciência e Sociedade do programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. É investigador do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, no qual coordena o Grupo de Quaternário e Pré-História, com sede em Mação.

Luiz Oosterbeek defende um novo paradigma de gestão integrada do território, no qual as ciências humanas e sociais (especialmente a arqueologia e a antropologia) têm uma responsabilidade fundamental, por estudarem factores decisivos da variabilidade do comportamento humano e da sua estruturação cognitiva. Neste domínio, desenvolveu metodologias de gestão territorial orientadas para o reforço da governança territorial a partir do reforço da competência crítica dos cidadãos e da substituição da lógica "problemas e soluções" por uma lógica de "dilemas e escolhas informadas".

 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO