Unesco

Externato Frei Luís de Sousa
Uma escola Unesco inovadora

unesco.jpgO Externato Frei Luís de Sousa é membro da Rede de Escolas UNESCO desde o ano de 2016. Escola portuguesa, situada no concelho de Almada, no distrito de Setúbal, soube adaptar-se às diferentes reformas de ensino, sempre com a preocupação de inovação e de mudança ao serviço da formação integral da pessoa.
O Externato tem vindo a construir o seu projeto educativo em torno dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, semeando uma cultura de paz, respeitando a diversidade cultural da comunidade escolar e local. Para operacionalizar os valores UNESCO a escola tem recorrido a diversas atividades, tais como: Rede de Escolas Magalhânicas; Visitas de Estudo ao Património UNESCO, Ocupações de Tempos Livres através da temática de Fernão Magalhães; Seminários, entre eles o das migrações; Cafés Concerto sob o tema da cidadania global; Iniciativas de voluntariado em torno do eixo da solidariedade, ajudando os mais pobres e necessitados, através do exemplo do voluntariado Padre Amadeu Pinto; construção do Laço Azul; Projeto Profissões, de modo a promover a integração ativa dos alunos no mercado de trabalho; Dias da Cultura, espaço para as diversas abordagens aos ODSs, entre muitas outras iniciativas.  
Gostaríamos, porém, de destacar dois projetos com grande impacto na comunidade escolar e local: diverCIDADES e COSMUS. A exposição diverCIDADES, exibida no Museu da Cidade de Almada e atualmente com presença física na escola, teve como ponto de partida um trabalho desenvolvido durante um ano letivo, em prol de uma "Educação de Qualidade" e "Cidades e Comunidades Sustentáveis", respetivamente 4º e 11º ODS das Nações Unidas. O trabalho realizado, alinhado com os referenciais educativos nacionais, envolveu a comunidade escolar e o Departamento de Museus do município, procurando sensibilizar os alunos para o conhecimento do seu território, identificando problemas e procurando soluções. Adotou-se uma metodologia de trabalho interdisciplinar, com base em aprendizagens ativas, colaborativas e flexíveis, para a construção de uma narrativa museográfica que pudesse caracterizar o território e a sua diversidade, permitindo aos alunos conhecerem diversos domínios como o social, o demográfico, o cultural e o histórico, propondo ideias para a melhoria do espaço em que a comunidade escolar se insere. Procurou-se, assim, consciencializar para o valor do património cultural como fator de coesão e pertença, dando importância à diversidade de vozes, territórios e recursos, reconhecendo o valor das diferenças culturais e do diálogo entre culturas.
O projeto europeu COSMUS (Community School Museums), um consórcio de oito países, com dez parceiros formais, conta com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO, do ICOM Europa, cinco universidades, várias autarquias e diversas ONGs, procura valorizar o património cultural europeu como elemento central da diversidade e do diálogo intercultural. O projeto tem como visão estabelecer interações estratégicas e virtuosas, promotoras de diálogo intercultural, nos contextos escolar e comunitário, com sentido de inclusão e participação. A missão do COSMUS é estabelecer redes de aprendizagem, estimular a partilha de experiências, o desenvolvimento de competências, numa perspetiva de construção de conhecimento por via da colaboração e inovação. O projeto desenvolve-se com recurso a metodologias participativas, inovadoras, interdisciplinares de desenvolvimento sustentável, trabalho em equipa numa linha de investigação-ação.
As seis escolas COSMUS envolvem alunos, professores e famílias de forma inclusiva, em articulação com a comunidade local, nacional e internacional. Os desafios subjacentes a cada uma das instituições educativas passam pela contribuição para a construção física de um Museu Comunitário de Escola na Europa, que promova a inclusão e interculturalidade através do multissensorial, partindo da sua realidade escolar. Outro dos desafios consiste na produção de um museu virtual, com o contributo de todas as escolas.
O Externato Frei Luís de Sousa é hoje uma escola que se caracteriza por possuir um espírito aberto, respirando os valores de Jacques Delors: aprendendo a ser, a conhecer, a fazer e a viver juntos.

diverCIDADES - http://www.tvalmada.pt/689/4/exposicao-divercidades-no-museu-da-cidade/
COSMUS - http://www.tvalmada.pt/educacao/980/4/ apresentacao-projeto-cosmus-erasmus/

Miguel Feio
Professor
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
 
 
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO