Politécnico

EUA
Leiria tem avaliação positiva

nuno mangas .jpg"Através de uma gestão cuidadosa o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) irá alcançar com sucesso as suas ambições para o futuro", conclui o relatório de avaliação internacional feita ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL) pela European Universities Association (EUA) no âmbito do Institutional Evaluation Programme (IEP). Esta e outras conclusões do estudo do IEP serão apresentadas segunda-feira, dia 13 de Julho, em conferência de imprensa, a decorrer nos serviços centrais do IPL.

O IEP é serviço de avaliação institucional, disponibilizado pela EUA, que tem por missão realizar avaliações que apoiem as instituições de ensino no desenvolvimento contínuo da sua gestão estratégica e no desenvolvimento e reforço de uma cultura de qualidade interna.

A avaliação surge na sequência de uma avaliação inicial concluída em 2007, a pedido do IPL, que definiu 23 recomendações que o instituto deveria implementar ou reforçar a curto prazo. Três anos volvidos entendeu o IPL solicitar uma avaliação de follow-up, trabalho a que se refere o presente estudo, e que foi realizado pela EUA em Novembro de 2010. A equipa de avaliação que visitou o IPL e que reuniu com mais de uma centena de pessoas representativas não só do IPL como da comunidade regional, evidenciou, no relatório final, que "ficou muito impressionada com o progresso do IPL e com o facto de ter transformado em realidade grande parte das recomendações da avaliação inicial" e satisfeita com o "entusiasmo e motivação da comunidade académica em alcançar os seus objectivos".

As 23 recomendações do IEP, resultantes da avaliação inicial concluída em 2007, incidiam no planeamento estratégico, governo e gestão do Instituto, na implementação do Processo de Bolonha e internacionalização e, no que toca ao ensino, aprendizagem e cursos ministrados, e no desenvolvimento de sistemas de garantia de qualidade.

No que respeita ao planeamento estratégico, governo e gestão do instituto, a equipa revela que na visita inicial constatou que o IPL "já se encontrava muito avançado no sentido de se tornar uma entidade unificada, com finalidades e objectivos colectivos delineados". Ao nível da investigação, os auditores salientaram ainda o empenho do IPL na construção da sua capacidade de investigação, referindo que "é de notar que um dos seus centros de investigação, o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto, alcançou o estatuto de centro de excelência pela Fundação para a Ciência e Tecnologia", além de actualmente estarem 12 unidades de investigação associadas ao instituto.

A equipa evidenciou também o «grande progresso no incremento do acesso aos seus programas educativos por parte de um leque mais variado de estudantes», nomeadamente com o regime pós-laboral e com os cursos de ensino a distância, os «claros esforços» do IPL na melhoria das suas instalações e na «forte ênfase no aumento da qualificação ao nível de doutoramento do pessoal docente».

A EUA destaca ainda algumas recomendações e desafios para o futuro do IPL, nomeadamente que o ensino e a investigação mantenham uma ligação, permitindo que os estudantes continuem a aplicar os conhecimentos teóricos em projectos de investigação; e que os currículos sejam mais abrangentes nos primeiros anos do curso, ocorrendo a especialização no último ano, permitindo uma maior e mais rápida adaptação dos cursos às exigências do mercado. A criação de uma associação de antigos estudantes é outra recomendação da EUA.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO