Universidade

Informática à medida
Outsystems premeia

universidade.jpg

Cerca de uma centena de alunos da disciplina de Engenharia de Software da Universidade da Beira Interior (UBI), ministrada nos cursos de engenharia Informática, Tecnologia e Sistemas da Informação e Eletrotécnica e de Computadores, aceitaram o desafio e desenvolveram projetos em parceria com a empresa OutSystems.

Os projetos de sotfware seguiram a metodologia da empresa num ambiente real de trabalho, tendo-se destacado o trabalho de três grupos de alunos, que foram distinguidos numa cerimónia realizada a 23 de junho.

"Na Universidade estamos a dar-lhes competências que depois lhes permitem ajustar-se, quando estiverem a trabalhar, mas o processo é mais eficiente se nós, desde logo, tentarmos formá-los para aquilo em que eles vão fazer", explicou João Paulo Fernandes, docente de Engenharia de Software, que realiza este tipo de atividades há três anos.

O sucesso é avalizado por Vera Tiago, da Outsystems, que acompanhou de perto o que era feito pelos alunos. "Todos desenvolveram o mesmo software, na plataforma que usamos, e com os mesmos requisitos. Dos grupos vencedores, temos código que podemos aproveitar, porque foi mesmo uma mais-valia o que eles fizeram", refere.

Esta é uma perspetiva de ensino que a UBI quer incentivar e da parte dos responsáveis da instituição há o apoio para mais projetos como este. Mário Raposo, que representou a Reitoria na entrega de prémios, lembrou que a UBI apoia todos os departamentos que queiram utilizar este método.

"É importante que os cursos tenham uma boa componente científica, mas também é fundamental que os alunos comecem desde logo a ver em algumas cadeiras de que modo é que os conhecimentos que estão a receber podem ser aplicados à realidade prática de uma empresa", afirmou o vice-reitor para a área Financeira e de Projetos.

A OutSystems, que tem sede nos Estados Unidos, emprega mais de duas centenas de colaboradores em Portugal, nas unidades de Linda-a-Velha e Proença-a-Nova. Para as instalações do distrito de Castelo Branco, onde estão 40 pessoas, está em processo a ampliação de postos de trabalho já neste verão.

Além do trabalho, que serviu para a avaliação da disciplina, esta colaboração também permitiu a três estudantes obter uma certificação profissional da OutSystems.

Rodolfo Pinto Silva
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO