Lusofonia

Moçambique
Lúrio faz 10 anos

lurio2.jpgA Universidade Lúrio (UniLúrio) assinalou, no passado dia 29 de junho, 10 anos de vida. As comemorações integraram várias iniciativas, das quais se destacam a graduação de 149 profissionais nas áreas de Arquitectura e Planeamento Físico, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Medicina Dentária, para os cursos de licenciatura, e mestrados em Medicina Tropical e Saúde Internacional e em Educação em Ciências de Saúde.
A Cerimónia, realizada no Campus Universitário de Marrere, na cidade de Nampula, contou a com a presença do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyuse, do magnífico reitor da UniLúrio, Francisco Noa, do ministro de Ciências e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu, e do Governador da Província de Nampula, Víctor Borges, e do antigo reitor da UniLúrio, Jorge Ferrão, para além de dezenas de pessoas, entre pais e/ou encarregados de educação, estudantes, docentes, corpo técnico administrativo da UniLúrio, entre outros convidados.
Na sua intervenção, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyuse, referiu que "com esta cerimónia o país conta com mais profissionais qualificados que darão seu contributo para a melhoria das condições de vida das populações". Do mesmo modo, felicitou a direção pelo percurso consistente através da qual esta engajada em formar uma nova geração de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento das comunidades.
Por sua vez, o reitor da UniLúrio, Francisco Noa, reafirmou "o compromisso de, mesmo diante de todos os constrangimentos, continuar a crescer com qualidade e de nos fortalecermos institucionalmente, de modo a projectarmo-nos como uma universidade de referência, nos pais, na região e no mundo", disse.
A UniLúrio cresceu, em 10 anos, de 1 faculdade com 3 cursos, 140 estudantes, 20 docentes e 32 funcionários para 7 faculdades, 30 cursos (4 deles de mestrado), 3334 estudantes, 456 docentes e 352 funcionários. O qual já colocou no mercado de trabalho mais de 1200 estudantes.
Outra das iniciativas das comemorações foi a realização de uma feira académica e gastronómica, no Pavilhão dos Desportos da UniLúrio, no Campus Universitário de Marrere, em Nampula.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO