Newsletter
Mensagem

Newsletter

Director Fundador: João Ruivo Director: João Carrega Ano XXIII Nº271  Setembro 2020
FacebookTwitter

Universidade

Antigo aluno de Aveiro desvenda

Fábio Silva copy.jpgAtravés do estudo da posição dos dólmens, edificados há seis mil anos em redor da Serra da Estrela, o arque astrónomo Fábio Silva, antigo aluno da Universidade de Aveiro, constatou que a entrada de todos eles está virada para o lugar onde, no horizonte, a estrela Aldebaran, a mais brilhante da constelação de Touro, nasce todos os anos em abril. Desvendou assim a origem do nome da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental.

No artigo publicado em fevereiro no "Papers from the Institute of Archaeology", Fábio Silva revela as ligações do batismo milenar, o porquê da importância da Aldebaran para os povos pré-históricos e de que forma as histórias atuais do folclore da Serra corroboram a sua tese.

Licenciado em Física pela Universidade de Aveiro, curso que terminou em 2006, mudou-se depois para Inglaterra onde fez um doutoramento em Astrofísica na Universidade de Portsmouth. Seguiu-se um mestrado em Astronomia Cultural na Universidade de Wales que o catapultou para as estrelas, mais concretamente, em direção a Aldebaran. Em Londres, onde está a fazer um segundo doutoramento em Arqueologia na University College London, também leciona Arqueoastronomia, a nível de pós-graduação, na University of Wales Trinity Saint David.

 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO