Politécnico

Conselho Nacional de Saúde
Carlos Maia toma posse

CarlosMaia.jpgO presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Carlos Maia, tomou posse no passado dia 24 de maio como membro do primeiro Conselho Nacional de Saúde (CNS), informou a instituição em comunicado.
Em declarações ao Ensino Magazine, o presidente do IPCB, revela ter aceite integrar o Conselho Nacional de Saúde "com enorme satisfação e entusiasmo".
Carlos Maia acrescenta que são vários os motivos que o levaram a aceitar integrar o CNS: "Pela responsabilidade e pelos desafios que foram lançados a este órgão, pelas várias competências que lhe estão acometidas, pelo facto de ser a primeira vez que o órgão vai funcionar apesar de estar previsto na Lei de Bases da Saúde há mais de 25 anos e por ser seguramente mais uma experiência de aprendizagem tendo em conta as diversas personalidades da área da saúde que o compõem".
Carlos Maia, licenciado e mestre em ciências de enfermagem e doutorado em gerontologia social, é professor coordenador da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, sendo desde 2009 presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O presidente do Politécnico revela que "na reunião da tomada de posse esteve presente o Ministro da Saúde que, na sua intervenção, enfatizou a importância da criação do CNS para o desenvolvimento das políticas de saúde em Portugal e deixou várias palavras de incentivo para os conselheiros. É um órgão constituído por membros provenientes de diversos setores o que garante um olhar abrangente e múltiplo sobre o SNS".
Na nota enviada à imprensa, o IPCB explica que o Conselho Nacional de Saúde é um órgão consultivo independente, de consulta do Governo na definição de políticas de saúde, que é presidido por Jorge Simões, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, e conta com várias personalidades, de entre as quais o presidente da Comissão Nacional de Ética para as Ciência da Vida, Jorge Soares, e os bastonários das várias ordens profissionais.
No mesmo documento é referido que aquele órgão tem como principais competências apreciar e emitir parecer e recomendações sobre questões relativas a temas relacionados com a política de saúde, tais como a execução do programa do Governo e modelo de governação da saúde, o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde, a investigação e inovação nas áreas da saúde.
É ainda competência do CNS apresentar anualmente ao membro do Governo responsável pela área da saúde e à Assembleia da República um relatório sobre a situação da saúde em Portugal, formulando as recomendações que tenha por convenientes.
Previsto há mais de 25 anos na Lei de Bases da Saúde, e ao longo das várias leis orgânicas do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde nunca tinha sido criado anteriormente.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO