Universidade

Universidade de Évora
Artigo premiado

premiados.jpgO artigo "Competition effect on innovation and productivity. The Portuguese case", da autoria de Anabela Santos (Université Libre de Bruxelles), Michele Cincera (Université Libre de Bruxelles), Paulo Neto (Universidade de Évora) e Maria Manuel Serrano (Universidade de Évora) foi um dos vencedores do prémio "Concorrência nos Mercados", uma iniciativa conjunta do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Associação Mutualista Montepio.

O anúncio do prémio, foi feito no jornal online da universidade. O artigo tem como objetivo analisar o efeito da concorrência na inovação e na produtividade, em Portugal no período de 2007 a 2015. A análise incidiu sobre uma amostra de 654 empresas, da indústria transformadora, construção, comércio e serviços, construída a partir das bases de dados AMADEUS, Sistema de Informação do Sistema de Incentivos do QREN e do Portal das Finanças. O nível de concorrência foi estimado com base no índice de rentabilidade médio sectorial. O grau de inovação foi medido pelo número de pedidos de registo de patentes e a produtividade pelos indicadores produtividade do trabalho (valor acrescentado por trabalhador) e produtividade total dos fatores (quantidade de produto obtido com os fatores capital físico e humano).

A conferência realizouse a 4 de Maio, na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), contando com a participação do Presidente da Associação Mutualista Montepio, António Tomás Correia e pelo Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, tendo os mesmos procedido à entrega dos prémios.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO