Universidade

Arquitetura
Prémio Bigmat para Évora

Evora.jpgA obra «Casa em Alfama», da autoria de Pedro Matos Gameiro, professor do departamento de arquitetura da Universidade de Évora, obteve um importante prémio europeu de arquitectura, o prémio BIGMAT 2017 na categoria Cidade e Paisagem. A notícia é avançada pelo jornal on line da universidade.

O autor indica que no alto de Alfama, abaixo do Mosteiro de São Vicente de Fora e junto ao Panteão Nacional, acha-se um pequeno largo que se estabelece como uma pausa singular na topografia acentuadamente descendente que nos conduz ao rio. A operação trata da recuperação de um dos edifícios limítrofes, de base medieval, que se constitui já como exemplo raro num conjunto dominado por edificações posteriores ao terramoto de 1755. Trata-se de um edifício popular que resulta da desanexação de um conjunto palaciano maior, ainda subsistente, e que serve, actualmente, uma escola do ensino superior. A ocupação deste pequeno edifício foi gerando, ao longo dos tempos, novos muros que definiram subdivisões internas que resultaram no estabelecimento de uma casa servida por dois pátios. A casa foi ampliada e alterada, e os pátios foram sendo ocupados por outras construções de apoio, tendo o conjunto chegado aos nossos dias bastante deformado e arruinado.

O Prémio "BigMat'17 International Architecture Award" tem por objetivo premiar a excelência arquitetónica, favorecendo desta forma o diálogo entre as diferentes figuras que participam no setor da arquitetura, em benefício de uma construção de qualidade.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO