Unesco

Contributos para uma Educação de Excelência!!!

unesco.jpgAncorado no "Projeto Aluno 100%" que observa a vida escolar dos alunos nas suas três dimensões fundamentais, Aproveitamento, Assiduidade e Comportamento, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, em Mação, considera que as formações científica e técnica são muito importantes mas não suficientes. As componentes social e humanista da formação são, aqui, muito valorizadas realizando, por exemplo, na escola sede reuniões oficiais da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, com a participação dos alunos. Possibilita, também, a participação dos alunos nos projetos "Parlamento dos Jovens", "Parlamento Europeu dos Jovens", "Clube de Debates", cultivando, assim, uma educação para uma cidadania ativa e interessada.

A formação para a solidariedade é uma preocupação generalizada em todos os anos e ciclos e com um grande impacto na formação dos alunos. O envolvimento em variadíssimos projetos desde a recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome, ações da CARITAS, campanhas várias, animação de doentes nos três hospitais do Médio Tejo, organização de eventos para ajudar pessoas que necessitam, contribuem e concretizam esta formação para a solidariedade.

Temos anualmente a "Gala da Excelência" onde são reconhecidos e distinguidos com os respetivos prémios os alunos que se distinguiram nas mais diversas áreas. Em cada período também são reconhecidos os melhores desempenhos com os "Prémios de Mérito Contínuo".

Para além de concretizarmos um conjunto de parcerias em iniciativas levadas a efeito pelas autarquias (Câmara Municipal e Juntas de Freguesia) disponibilizamos instalações, equipamentos e outros recursos a várias estruturas comunitárias como, por exemplo, os nossos laboratórios para desenvolvimento de algumas teses de mestrado ou doutoramento ou as instalações desportivas.

O lançamento anual no mercado de trabalho de dezenas de profissionais, oriundos da nossa formação orientada para a inserção na vida ativa, também tem contribuído para melhorar a qualidade das respostas no Concelho de Mação e na região em áreas como a hotelaria e restauração, mecatrónica automóvel, saúde, informática, estética e outras áreas afins.

O Agrupamento é reconhecido em termos locais, regionais, nacionais e até internacionais pelos projetos inovadores que concebe e/ou concretiza.

Os vários prémios nacionais e internacionais de empreendedorismo, o Prémio Educação 2015 (a melhor educação do Médio Tejo) atribuído pelo Jornal "Novo Almourol", o acolhimento do Agrupamento pela UNESCO como Escola Associada com o projeto "Escolas e memória - Objetos com história", o envolvimento a convite da DGESTE e DGAE em projetos internacionais com Timor (Formação de Quadros) ou Alemanha (Ensino Dual), os convites para integrar painéis em eventos de dimensão e importância nacionais, fazem-nos acreditar que o trabalho desenvolvido é de muita qualidade.

A escolha do Município de Mação como a "Cidade da Aprendizagem" pela UNESCO, reconhece a articulação singular que existe nas estruturas da Comunidade (Agrupamento de Escolas, ITM, Museu, Autarquias e Associações várias…) que contribuem para que a formação ao longo da vida seja aqui assumida de uma forma singular.



Para concluir, podemos afirmar que o AEVH é um local onde se respira solidariedade, apetece estar, dizer e fazer!







 



 

José António Almeida
(Diretor do Agrupamento Verde Horizonte – Mação)
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO