Cultura

Cena sem fronteiras

sergio.jpgA Radio e Televisión de Castilla y León (RTVCyL) e a QUE CENA assinaram um protocolo de colaboração para a realização do SIN FRONTERAS. Um programa de televisão semanal para promoção turística das regiões Centro e Norte de Portugal na Província de Salamanca.

Este protocolo vem no seguimento de um outro assinado entre a produtora portuguesa QUE CENA e a Universidade de Salamanca, tendo em vista a partilha de experiências e o intercambio de alunos finalistas espanhóis para aprenderem as formas de trabalhar o audiovisual em Portugal bem como conhecer melhor o nosso país.

Após alguns meses de intensas negociações, a assinatura do protocolo exclusivo com a RTVCyL ocorreu no emblemático Palace Hotel do Bussaco na presença dos diretores de ambas as instituições. Um gesto importante da direção de Salamanca que realça a grande importância deste projeto turístico em Castilla y León. E esta foi a prova da superação de uma das maiores dificuldades mais complicadas de alcançar: demonstrar da importância de um programa de turismo inteiramente português a passar em canal aberto em horário nobre na Espanha com a redação e seleção de conteúdos da inteira responsabilidade da produtora portuguesa QUE CENA.

É uma oportunidade única para que os municípios e empresas portuguesas destas regiões promovam a sua cultura, gastronomia, locais de interesse e eventos com a finalidade de atrair turistas espanhóis aos seus territórios.

A QUE CENA foi fundada em 2007 por Sérgio Pereira, antigo aluno do IPCB e responsável entre outros por vários documentários das coleções permanentes de mais de uma duzia de museus nacionais de norte a sul do pais, bem como do filme "Portugal, um país de pessoas extraordinárias". Deu-se a conhecer a nível nacional com o "LigaoBlueToo", noticiário difundido via telemóvel na aldeia de Nobrijo. A empresa conta já com trabalhos premiados e menções honrosas em mostras ou competições nacionais e internacionais.

Este é um momento muito importante para a história da imprensa ibérica uma vez que é muito pouco comum uma televisão regional espanhola ter uma delegação permanente num estúdio em Portugal. Por outro lado é a primeira vez que o turismo português terá um programa de televisão semanal dedicado ao seu território inteiramente produzido em Portugal e que será exibido na Espanha. Esta junção de sinergias é um valioso contributo para todo o turismo destas regiões tão próximas e muitas vezes tão distantes. Sem dúvida que o "Sin Fronteras" contribuirá para a abolição das fronteiras ideológicas e será uma grande montra, uma porta aberta à importância do turismo português para seduzir turistas espanhóis.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO