Coimbra cria jogos para sala de aula
Estudar Os Maias no tablet?
A partir de um Smartphone ou Tablet, já
é possível estudar "Os Maias" através de um desafio semelhante ao
concurso "Quem quer ser milionário" e completar uma caderneta de
cromos virtuais, aprender História durante uma aventura que implica
ser jornalista, resolver polinómios para se avançar nos níveis de
um templo ou explicar a evolução da comunicação humana com recurso
a um extraterrestre.
Uma equipa multidisciplinar de
investigadores da Universidade de Coimbra, em colaboração com um
programador e um grupo de designers, desenvolveu quatro jogos -
"1910", "Tempoly", "Os Maias. Becoming an expert!" e "Konnecting. O
Homem, ser comunicante" - para serem utilizados em contexto escolar
a partir de dispositivos móveis, em diferentes níveis de ensino (2º
e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e ensino
superior).
Ana Amélia Carvalho, coordenadora
do estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia,
afirma que a reação dos alunos e professores que testaram os jogos
desenvolvidos pela sua equipa "tem sido muito positiva", explicando
que o objetivo é "rentabilizar os dispositivos mais populares entre
as gerações mais novas, os smartphones e os tablets, para
implementar uma aprendizagem muito mais aliciante e
interativa".
Por enquanto, apenas disponíveis
para o sistema operativo Android, os jogos criados pelos
investigadores da UC vão ser lançados oficialmente a 7 de maio,
durante o 3º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning, a decorrer na
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade
de Coimbra, e disponibilizados a todas as escolas que se mostrem
interessadas.