Universidade

Consórcio Alentejo Living Lab
Universidade de Évora lidera consórcio

living.jpgO consórcio Alentejo Living Lab, coordenado pela Universidade de Évora, foi criado no dia 27 de fevereiro, nas instalações da CCDR Alentejo, com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e da reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas.
Manuel Lopes, diretor do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade de Évora, fez a apresentação desta iniciativa e, como recordou, o Alentejo Living Lab tem vindo a ser estruturado "há cerca de quatro anos", considerando que "a saúde é uma condição prévia, um resultado e um indicador de uma sociedade sustentável".
A iniciativa é encarada pelo seu coordenador como um "ecossistema que irá operar numa base regional, alavancada pela investigação científica", no qual a Universidade, "tem vindo a trabalhar com a região", não podendo esta nunca, "desligar do contexto onde está inserida", e recorda que o Alentejo é "a região mais envelhecidas da Europa".
A este propósito, Manuel Lopes indicou que a Universidade de Évora é já membro do eit Health, um dos consórcios internacionais "mais inovadores da Europa na aluárea da saúde", um centro de investigação encontra-se em processo de avaliação pela FCT, e está prevista a criação de cátedras em diferentes áreas da saúde.
Fortemente focado na internacionalização dos produtos, procedimentos e serviços que desenvolve, este consórcio aposta na promoção do bem-estar da população alentejana com o desenvolvimento de uma economia do bem-estar sustentável. O objetivo geral passa por criar um ecossistema regional, capaz de promover e apoiar o desenvolvimento de processos, produtos e serviços inovadores, validado pelos seus utilizadores, que incrementem a sua capacidade de decisão informada e que contribuam para um envelhecimento ativo e saudável, no contexto dos percursos de vida das pessoas desta região.
Assinaram o protocolo a Universidade de Évora, a ARS Alentejo - Administração Regional De Saúde do Alentejo, o Hospital do Espírito Santo de Évora, a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Santa Casa da Misericórdia de Évora, a UDIPSS Évora - União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora, a Glintt, a Decsis, a Mediceus - Dados de Saúde e a ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO