Universidade

RESIDÊNCIA COM ENERGIA SOLAR
UBI amiga do ambiente

UBI amiga do ambienteA residência universitária Pedro Álvares Cabral, na Covilhã, é a primeira a ter um sistema solar térmico de produção de energia para aquecimento de águas sanitárias. Uma intervenção que representa uma nova política ambiental que os responsáveis da Universidade da Beira Interior (UBI) estão a implementar e que visa a instalação de equipamentos semelhantes em diversos pontos da instituição.

Os 78 painéis solares instalados na residência representam o primeiro equipamento do género a ser montado nas instalações da UBI, que quer utilizar equipamentos que recorram às energias renováveis, mais espaços verdes nos campus universitários e uma mais eficaz gestão de recursos, como por exemplo, a água.

Vítor Cavaleiro, vice-reitor responsável pelas instalações da universidade explica que "o novo equipamento vai permitir baixar a conta de gás em 30 por cento e dentro em breve vai cobrir mais de 65 por cento das nossas necessidades". Os primeiros planos para a implementação de equipamentos deste género datam já de há alguns anos, mas nunca tinham sido colocados em prática.

Passados dois meses sobre a sua tomada de posse como administrador da academia, João Leitão candidatou a UBI a fundos do programa "Mais Centro". No total vão ser investidos cerca de 730 mil euros em equipamentos deste género, a serem distribuídos pelas residências universitárias e pelos pavilhões desportivos. Para além de equipamentos que permitem um maior peso das energias renováveis da academia, há também projectos para a criação de zonas verdes junto dos vários pólos académicos, nomeadamente no Pólo IV e na Faculdade de Ciências de Saúde.

Os responsáveis estão confiantes que os novos equipamentos, para além de ajudar o ambiente levem também a uma redução nos custos de energia. João Leitão, administrador da academia e dos Serviços de Acção Social adianta que "há agora uma preocupação crescente com a elaboração do relatório de sustentabilidade onde está incluída toda a política de eficiência energética e de investimento socialmente responsáveis.

Eduardo Alves
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO