Instituto Politécnico de TomarAs Jornadas do Curso de Engenharia do Ambiente e Biológica com a temática "Ambiente e Bioenergias" decorrem nos dias 25 e 26 de Março, no auditório Dr. Júlio das Neves O106, no campus do Instituto Politécnico de Tomar.

Esta acção de formação destinada aos docentes do ensino superior, básico, secundário, alunos do ensino superior e técnicos dos sectores energético e ambiental visa discutir temas, como o Ambiente e Sustentabilidade, Água, Atmosfera, Solos e Bioenergias.

Estas jornadas perspectivam-se multidisciplinares reunindo diferentes metodologias de transmissão de conhecimentos e têm como objectivos aprofundar os conhecimentos sobre o ambiente e as energias alternativas, promover os valores e a importância do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, incentivar o princípio de aplicação da interdisciplinaridade através da articulação entre diferentes campos do saber como o ambiente, a energia, as tecnologias e os recursos naturais entre outros.

Proporcionar aos investigadores a oportunidade de divulgarem os resultados de estudos realizados e facultar aos participantes a possibilidade de adquirir ferramentas e conteúdos que lhes permitam a actualização de conhecimentos e eventualmente a introdução de melhorias no seu desempenho profissional e social é outro do objectivo. Finalmente, visa dinamizar a participação pública na tomada de consciência para a importância da sustentabilidade e a problemática da dependência energética face aos combustíveis fósseis, além de criar uma plataforma de discussão aberta a todos os participantes com o intuito da sensibilização colectiva para a utilização racional dos recursos naturais e energéticos. Finalmente, visam promover uma relação de proximidade entre a comunidade docente, a comunidade local, a instituição (Instituto Politécnico de Tomar) e o meio envolvente.

" />

Universidade

À maior central Fotovoltaica da Europa
Algarve leva profissionais

Algarve1.JPGA Universidade do Algarve acaba de organizar uma ação de formação especializada em Gestão Sustentável de Parques Industriais que incluiu uma visita ao Parque Fotovoltaico da Amareleja, que produz anualmente 93.000 KWh de energia, que pode alimentar mais de 30 mil lares portugueses e evita a emissão de mais de 89.000 toneladas anuais de CO2.

No mesmo dia, 13 de outubro, estiveram ainda no Parque Tecnológico de Moura, nomeadamente à Lógica, SA, empresa inserida no projeto da central fotovoltaica onde existe o único laboratório nacional certificado para testes a painéis solares. Aqui, o grupo de 30 formandos, composto por profissionais de diversas áreas, de autarquias e gestores de parques industriais algarvios, puderam ficar a conhecer, não só o laboratório de testes, mas também algumas soluções inovadoras que podem vir a ser aplicadas em construções sustentáveis.

No balanço final, os participantes consideraram que a formação foi uma mais-valia, contribuindo, assim, para os trabalhos que desenvolvem diariamente, podendo emanar pareceres no que respeita ao desenvolvimento de infraestruturas e de mecanismos que promovam a sustentabilidade.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO