IPCB.jpgA Associação Portuguesa de Certificação (APCER) considera que "o sistema de gestão da qualidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) se encontra consolidado". Este parecer resulta da Auditoria Externa do 2º Acompanhamento da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do IPCB, realizada em novembro por aquela entidade.

No decorrer da auditoria, e de acordo com uma nota enviada à nossa redação pelo IPCB é explicado que foram auditados todos os processos e serviços do âmbito de certificação do SGQ, como a "realização dos processos de gestão, de avaliação e melhoria e dos serviços de recursos humanos, académicos e de ação social, e órgãos e serviços de apoio à gestão".

No relatório apresentado, a APCER destaca o Plano estratégico 2015-2018 e Plano de atividades para 2015 com matriz de objetivos e indicadores da qualidade associada envolvendo toda a organização; o protocolo com a Universidade Aberta e lançamento de ensino à distância; bem como uma forte evolução no processo de melhoria da segurança de todas as instalações e na sua aprovação junto da ANPC - Autoridade Nacional para a Proteção Civil com recurso a meios internos de equipas mistas de docentes, técnicos e discentes da instituição".

O mesmo relatório, citado na mesma nota de imprensa, destaca "a liderança e compromisso da direção do IPCB para com o SGQ; o envolvimento e participação dos colaboradores auditados; e a cultura organizacional do IPCB".

Como conclusão, o relatório refere que "o IPCB demonstra capacidade para a manutenção da certificação do sistema de gestão da qualidade".

" />

Actualidade

Erasmus+
Uma Europa de oportunidades

capa.jpgAutoconfiança, adaptabilidade, abertura e solidariedade são apenas alguns exemplos do que se pode ganhar com uma experiência Erasmus+. Com 30 anos de existência, este programa da União Europeia já permitiu a mais de três milhões de estudantes europeus fazer parte dos seus estudos noutra instituição de ensino superior ou noutra organização na Europa.
As oportunidades para 2018 estão abertas e merecem um olhar atento. Para os estudantes, sobretudo, mas não só. Hoje o Erasmus+ também disponibiliza oportunidades a pessoal não-docente, estagiários, professores e voluntários.
Portugal está integrado neste programa europeu de mobilidade desde o seu lançamento. Em 1987, houve apenas 25 alunos a fazer Erasmus. Desde aí o número de participantes cresceu a cada ano. Atualmente, o programa Eramus+ apoia anualmente cerca de 18 mil portugueses nos seus planos de estudar ou estagiar noutro país, maioritariamente estudantes do ensino superior (entre 8 e 9 mil).
As universidades de Lisboa, Porto e Coimbra são as instituições portuguesas que enviam mais alunos em Erasmus e os três principais países de destino são Espanha, Itália e Polónia.
As razões do sucesso do programa estão bem documentadas. Nos relatórios realizados pela Comissão Europeia, os participantes no Erasmus+ apontam o retorno que obtiveram desta experiência: encontrar mais facilmente um emprego, aprender mais sobre desenvolvimento sustentável, praticar uma nova língua, ficar com uma ideia mais clara do que é a cidadania europeia e descobrir uma paixão pelo voluntariado.
Ao mesmo tempo, cada vez mais as instituições portuguesas apostam no acolhimento de alunos estrangeiros. Os dados da Comissão Europeia mostram que o número de estudantes estrangeiros que escolhem Portugal passou de 6.232 em 2009 para 12.969 em 2016.
Este crescimento também é sintomático da cobertura geográfica do programa, que passou de 11 países em 1987 para 33.
interior.jpgSeja em Portugal ou um pouco por toda a Europa, a verdade é que o Erasmus tem transformado muitas vidas nos últimos 30 anos. Mais do que uma simples fase na vida dos participantes, o programa tem-se assumido como um ponto de viragem na vida dos participantes.
O que é o Erasmus+?
O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020.
Jovens e adultos, estudantes, formandos, aprendizes/formandos, voluntários, professores, docentes, formadores, animadores de juventude e profissionais de organizações ativas nos domínios da educação, formação e juventude constituem os principais beneficiários.

Tiago Carvalho
Facebook Erasmus+
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO