Newsletter
Mensagem

Newsletter

Director Fundador: João Ruivo Director: João Carrega Ano XXIII Nº271  Setembro 2020
FacebookTwitter

Universidade

Pela Associação Nacional de Farmácias
Projeto da UBI premiado

FARMACIAS.jpgA "Rede das Farmácias Amigas do Viajante", um projeto desenvolvido no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira, por docentes da Universidade da Beira Interior (UBI), foi o vencedor do Prémio João Cordeiro - Inovação em Farmácia 2017, promovido pela Associação Nacional de Farmácias (ANF).

A proposta pelos docentes João Luís Baptista (Faculdade de Ciências da Saúde) e Nuno Pombo (Faculdade de Engenharia) representa uma melhoria nas condições de segurança para a saúde de quem se desloca ao estrangeiro, nomeadamente a países onde é necessário ter cuidados mais rigorosos.

João Luís Baptista, docente especialista em Medicina Tropical e na área da consulta do viajante elaborou o projeto que se sustenta numa plataforma digital e numa aplicação móvel, cujo desenvolvimento ficou a cargo de Nuno Pombo, do Departamento de Informática da UBI.

Prevê-se que o sistema possa estar implementado no final do próximo ano, aproximando os viajantes dos cuidados de saúde nos países de destino e prevenindo as doenças que podem surgir nas deslocações a outros países ou continentes. O projeto abrange todas as fases da viagem - preparação, estadia e regresso -, com indicações sobre os riscos para a saúde e o modo de os prevenir pelas vacinas, medicação e cuidados quando necessário.

"A ideia é que qualquer pessoa chegue a uma farmácia, indique o seu local de destino e, através do computador, o farmacêutico tenha a informação necessária para o cliente", explica José Luís Baptista. Depois, terá à disposição uma aplicação móvel "que está preparada para funcionar offline", destaca Nuno Pombo, contrariando os problemas decorrentes da falta de ligação à Internet de muitos locais do planeta. Por isso, a informação é descarregada antes do viajante sair de Portugal, para estar disponível quando chega ao destino.

O Prémio, no valor de 20 mil euros, foi entregue este mês ao projeto que melhor correspondeu ao propósito de dar mais um passo na inovação no setor farmacêutico.

Rafael Mangana
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO