Universidade

Estudantes Internacionais
UBI duplica alunos

Estão já matriculados 32 dos 36 angolanos que vão estudar em áreas técnicas, sobretudo de engenharias ou ciências, na sequência de um protocolo que entre a UBI e o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos de Angola (INAGBE). O organismo governamental financia os estudos em Portugal e o seu país receberá mais tarde quadros qualificados nas áreas de engenharia, tecnologia e saúde.

Avança assim a estratégia de internacionalização da UBI, no âmbito da qual foram estabelecidos contatos no estrangeiro, criados sítios Internet específicos para informar potenciais candidatos de fora de Portugal e a aceitação de candidaturas com base no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no caso do Brasil.

O plano incluiu contatos com embaixadas de países de língua oficial portuguesa para que fossem criadas bolsas para os estudantes que viessem para a UBI. "Angola é o melhor exemplo do sucesso desta iniciativa, daí que tenhamos um grupo de 36 estudantes. Será o primeiro, pensamos nós, de outros que virão nos próximos anos", refere João Canavilhas, vice-reitor com as pastas do Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais.

Quanto a outros países dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), os candidatos da Ilha do Príncipe podem aceder a um conjunto de bolsas que têm o apoio da Câmara da Covilhã. No caso de Moçambique as bolsas são do Instituto Camões e os provenientes de Cabo Verde chegam ao abrigo de regimes especiais, que já existiam. Quanto ao Brasil, cuja comunidade de universitários na Covilhã é a mais significativa, a divulgação da UBI é feita através da chamada Rede UBI, "um conjunto de colégios brasileiros que funciona como ponto de informação da UBI no Brasil e cujos alunos beneficiam de descontos no alojamento nas residências universitárias", explica João Canavilhas, lembrando que uma destas escolas, de Porto Alegre, trará em novembro 10 potenciais estudantes para conhecer a Universidade.

Rodolfo Pinto Silva
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO