Politécnico

Abertura do ano académico e 40.º aniversário do IPS
Politécnico em Setúbal: motor de desenvolvimento

Presidente_IPS_pulpito.jpgO Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) continua firme na sua missão de ser "um motor de desenvolvimento regional" e desafia os atuais e futuros parceiros no território para o trabalho conjunto de "construção de uma região mais competitiva, mais coesa e mais inclusiva".
Esta foi uma das mensagens deixadas pelo presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, a 7 de outubro, diante de um Fórum Municipal Luísa Todi que se encheu para assinalar a abertura de um novo ano académico e celebrar a passagem dos 40 anos da instituição de ensino superior. Nesta cerimónia o Ensino Magazine atribuiu uma bolsa de mérito académico a um dos seus melhores alunos (Sérgio Sousa, com a média 15,81, do curso de Comunicação Social), e recebeu do presidente do IPS a escultura alusiva aos 40 anos da instituição.
Aquele responsável manifestou o seu "orgulho pelo caminho trilhado", cujo resultado se espelha nos "muitos milhares de jovens e menos jovens que concretizaram o sonho de serem mais qualificados, podendo aspirar a uma vida melhor, com mais oportunidades". E lembrou que "atrair mais estudantes" para o ensino superior, independentemente do seu ponto de partida, é um dos grandes desafios que o IPS tem em mãos, em nome de um "país que se quer desenvolvido e do século XXI".  
"Recebemos este ano cerca de 2400 novos estudantes, o valor mais elevado desta década", sublinhou, destacando em particular o aumento dos titulares de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) que ingressaram em licenciaturas, para defender que não são aceitáveis "políticas completamente ultrapassadas que pretendem confinar determinado tipo de pessoas a determinado tipo de qualificações".

Tianjin na festa
Além da entrega de medalha e prémios, como reconhecimento público a trabalhadores docentes e não docentes, estudantes, estudantes e diplomados, o dia comemorativo contemplou também a atribuição de distinções honoríficas à Câmara do Barreiro, reconhecida como Instituição Benemérita pela cedência do terreno para a instalação d a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, e à Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade de Tianjin, por Mérito Científico e joao_carrega.jpgTecnológico.
Na ocasião, Gao Baocan, em representação da comitiva de Tianjin, exaltou a Oficina Lu Ban como "símbolo da longa amizade entre Portugal e a China", cujas relações diplomáticas se estabeleceram, precisamente, há 40 anos, e igualmente como "plataforma de comunicação para o ensino vocacional português e chinês, que se possa traduzir na cooperação entre escolas e empresas de ambos os países".
No final da tarde, os 40 anos do IPS foram ainda lembrados através do livro 'Instituto Politécnico de Setúbal - 40 anos com a região', apresentado pelo docente Albérico Afonso, e do hino 'Foi por ti', original composto por Carlos Barreto Xavier (música) e João Mendonza (letra), do projeto de pop-lírico Passione.  

Prémio Carreira alumni IPS
O Prémio Carreira alumni IPS 2019, que visa distinguir os diplomados mais bem-sucedidos no seu percurso profissional, foi entregue a Flávio Guerreiro, natural da região de Setúbal que se formou em Gestão da Distribuição e Logística pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), o primeiro curso de licenciatura a surgir em Portugal nesta área do saber.
Com 15 anos de carreira profissional, o agora country manager da LPR - La Palette Rouge Ibérica, empresa multinacional de logística, subiu ao palco para enumerar os valores que recebeu e guardou ao longo dos quatro anos de formação no IPS. "Mudei como pessoa, saí mais capaz. Para tal, muito contribuiu o corpo docente e a aprendizagem de valores como dedicação, empenho, sacrifício e o foco nas relações interpessoais. Nas organizações, as pessoas são o fator principal", destacou Flávio Guerreiro.

 
 
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO