CulturaCultura

CidE1lia Moreira copy.jpgFado é Património Mundial e Imaterial da CulturaCidália Moreira, a cigana do Fado!

Cidália Moreira nasceu na cidade de Olhão, corria o ano de 1944. Desde muito nova que amava cantar. Seus pais nunca lhe vedaram a entrada no mundo das cantigas e do fado.

 
Coluna Livros - Hora do Planeta copy.jpg
  A Hora do Planeta decorreu no dia 23 de Março, Sábado, às 20 e 30. Durante 60 minutos, milhões de pessoas em todo o mundo desligaram as luzes.
 
Deolinda2013 coluna - discodigital copy.jpg
Mundo Pequenino é o novo álbum da banda portuguesa Deolinda.
 
Joana Vasconcelos - Foto Anabela Loureiro copy.jpg
A artista plástica Joana Vasconcelos tem uma exposição, com cerca de 40 obras, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
 
Ilija Trojanow copy.jpg
Gente e livros
«A alguns, poucos, era concedida a honra de morrer pela pátria. Os outros queixavam-se todas as tardes, na messe do regimento, dos sacrifícios que lhes eram exigidos. Onze meses insuportáveis, declamavam, e um que ainda conseguia ser pior: maio. Burton sentia-se paralisado pela canícula. Os seus pensamentos como que se escoavam. Estava deitado na cama, incapaz de fazer outra coisa a não ser erguer os olhos para o termómetro. Com os olhos entaramelados. A cama de dossel estava no meio do quarto, velada por todos os lados por seda crua de um verde claro. Quando estendia a mão, podia mergulhá-la numa bacia de cobre com água fresca. Um dos criados encarregava-se de mudar a água de hora a hora. Por cima dele girava um pankah de madeira e tecido. Sabia que o ventilador estava ligado, através de um fio que corria ao longo da parede, com o dedo grande do pé de um daqueles vultos silenciosos e escuros cuja única tarefa consistia em estender e dobrar a perna, para que lhe fosse concedido a ele, o Sahib, a benção de uma corrente de ar. Ninguém andava lá fora. Ele não tinha de sair de casa para constatar que a cidade estava tão paralisada como ele próprio.»
 
contracorpo copy.jpg
D. Quixote.  Contracorpo, de Patrícia Reis. Alguns anos depois da morte do marido, a vida de Maria não se refaz. O seu filho mais velho cresceu contra ela. Entre eles instalou-se um silêncio sem tréguas. Na iminência de reprovar de ano, Maria pega no filho e vai fazer com ele uma viagem que tem como destino uma aproximação entre eles. Contracorpo é uma história de procura da identidade e do caminho para o coração do outro.
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO