UniversidadeUniversidade

abertura solene do ano letivo_ubi.JPGCiências do Ensino SecundárioUBI cria academia

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai criar uma academia de ciências para estudantes do ensino secundário, com o objetivo de "desenvolver um programa de excelência" na formação da matemática, física e química, garante o reitor, António Fidalgo, que anunciou o p...

 
covilha.jpg
Nova marca da Covilhã
"Covilhã a tecer o futuro" é o slogan do novo símbolo do município covilhanense, que foi apresentado a 20 de outubro, aquando das comemorações do dia da cidade. Para a criadora, Ana Gonçalo, "o símbolo significa construção feita com a interajuda, a ligação, o cruzamento das várias valências da cidade ".
 
CALOIROS.JPG
Receção ao Caloiro 2014 na UBI
A olhar para as dificuldades do país, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) baixou os preços do bilhete geral e os resultados ficaram à vista: cerca de 20 mil pessoas passaram pela ANIL ao longo da Semana. Os bilhetes gerais esgotaram depressa e toda a estratégia montada pela Associação cumpriu com os objetivos estabelecidos.
 
O industrial, o gestor e o cientista
Paulo de Oliveira, Zeinal Bava e Carlos Salema receberam doutoramentos Honoris Causa na sessão solene de abertura do ano letivo da Universidade da Beira Interior, realizada a 21 de outubro, reconhecendo assim os contributos daquelas personalidades pelos contributos prestados para o evoluir da UBI, mas também pelo que fizeram a nível nacional nos campos da ciência e economia.
 
imagem_50.JPG
Pela Câmara da Covilhã
O papel dinamizador nos campos científico e económico da Universidade da Beira Interior (UBI) foi este ano reconhecido pela Câmara da Covilhã, com a entrega da Medalha de Mérito Municipal - Categoria Ouro à instituição, no decorrer das comemorações do 144 º aniversário de elevação da Covilhã a cidade.
 
brasil_UBI.JPG
Com universidade brasileira
A Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Brasil, e a Universidade da Beira Interior (UBI) vão ampliar o protocolo de cooperação que ligava as duas instituições na área da gestão, estendendo-o à arquitetura, jornalismo, nanotecnologias, engenharia civil e medicina. Os princípios desta ligação foram tema de conversa no passado dia, 24 de outubro, quando Benedito Aguiar Neto, reitor da Mackenzie, visitou a UBI e passou pelas suas várias faculdades.
 
José Vieira.JPG
Federação europeia de engenheiros
José Vieira, professor catedrático da Universidade do Minho, é o primeiro português a presidir a Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia (FEANI), que representa quatro milhões de membros de 33 países. A sua eleição para o triénio 2014-17, por unanimidade, decorreu na assembleia-geral do organismo, em Gdansk, Polónia. José Vieira sente-se "muito honrado" pelo cargo, que prestigia a engenharia de Portugal, a Ordem dos Engenheiros e a Universidade do Minho.
 
Prémio Douro Empreendedor
 
Aveiro1.JPG
Nobel da Física 2014
Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) foram responsáveis por contributos significativos nos avanços na tecnologia LED azul distinguidos com a atribuição do Prémio Nobel da Física aos cientistas Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura. A relevância do trabalho desenvolvido pelos investigadores portugueses está patente nos trabalhos em coautoria com os laureados e na citação que estes mereceram na investigação que conduziu ao prémio Nobel da Física de 2014.
 
reitora 2.jpg
Universidade de Évora
"Devemos clarificar os domínios onde queremos ser mais fortes e alinhar essas opções com as estratégias delineadas para o país e para a região", disse Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, durante a sessão solene que marca o início do ano letivo, que teve lugar no passado dia um de novembro.
 
Edição Digital - (Clicar e ler)
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg ipseutubal IPC-PRETO